15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PRAVALENCIA NA DEFICIENCIA DE VITAMINA D EM BRASILEIROS QUE VIVEM EM UMA COMUNIDADE INGLESA.

Fundamentação/Introdução

A vitamina D está envolvida na homeostase do cálcio e fósforo, sendo primordial para a estruturação de ossos e músculos ³. A deficiência desta vitamina segundo o Instituto Americano de Medicina é considerada quando dosagem sérica está abaixo de 20ng/ml (50nmol/L) ².

Objetivos

Determinar a prevalência de hipovitaminose D em pacientes brasileiros que moram em uma comunidade brasileira na Inglaterra entre os anos de 2015 e 2017 e comparar com um estudo brasileiro semelhante realizado entre os anos de 2013 e 2014.

Delineamento e Métodos

.

Resultados

Em uma amostra de 132 indivíduos brasileiros que residem na Inglaterra, a prevalência da hipovitaminose foi de 128 casos (96,9 %). Em comparação com um estudo semelhante ¹, realizado em uma capital brasileira do centro-oeste, os dados demonstram que de um total de 200 pacientes, a prevalência de casos de hipovitaminose foi de 133 (66,5%). Este estudo brasileiro não demonstrou significância entre os meses de verão e inverno, enquanto em estudos europeus expõem que inverno e primavera mostram valor significativo entre valores de vitamina D ², atingindo seus menores valores nesta época. Além disso, a variação de produção de vitamina D na pele, considerando a radiação UVB como sua sintetizadora, está relacionado com o grau de latitude a qual o paciente se encontra, sendo que em maiores de 33’ encontra-se muito limitada.

Conclusões/Considerações finais

A hipovitaminose D é um acometimento prevalente entre a população mundial, mesmo em um grupo de indivíduos de mesma origem que residem em diferentes locais. Em vista disso, a diferença nos percentuais encontrados entre os dados coletados em nosso estudo e os dados de estudos brasileiros devem estar relacionadas a variância de latitude e consequente absorção de radiação UVB.

Palavras-chave

vitamina D, hipovitaminose D, deficiência

Área

Clínica Médica

Autores

Larissa Isabela Lunkes, Luana Kremer, Pedro Felipe Bohn Reckziegel, Edisom paula brum, Caroline Fontana