15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

MIELOMA MÚLTIPLO EM PACIENTE JOVEM

Introdução/Fundamentos

INTRODUÇÃO: O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia de células B caracterizada pela proliferação desregulada e clonal de plasmócitos na medula óssea (MO) os quais produzem e secretam imunoglobulina chamada proteína M. A idade média de aparecimento na população usualmente se encontra em torno dos 65 anos de modo que são raros o aparecimento antes dos 40 anos de idade.

Objetivos

OBJETIVOS: Demonstrar situação atípica, isto é, ocorrência de mieloma múltiplo em paciente adulto jovem.METODOLOGIA: Estudo do tipo Relato de Caso, com informações obtidas através da avaliação e do estudo de dados do prontuário.

Caso

RELATO DE CASO: Paciente, 32 anos, usuário de droga, deu entrada no serviço queixando – se de paraparesia de membros inferiores com início há 2 dias com piora progressiva associado a retenção urinária, fecal e astenia intensa. Durante a internação foram solicitados diversos exames laboratoriais e de imagem para investigação. Tomografia (TC) de Crânio demonstrou lesão osteolítica parietal hiperdensa, medindo aproximadamente 5,6x4,2 cm extra-axial causando compressão extrínseca do parênquima cerebral adjacente, sugestivo de neoplasia de comportamento osteolítico. Posteriormente foi submetido a craniotomia bipatieto-occpital com ressecção total de lesão neoplásica intrancaniana, com envio da peça para avaliação Histológica e Imunoshistoquimica. Este último exame revelou o diagnóstico de Plasmocitoma/Mieloma com características plasmoblásticas. Exames laboratoriais evidenciaram: Pico monoclonal de proteínas na eletroforese de proteínas - IgG: 2804, demais exames dentro da normalidade. Após o diagnóstico foi iniciado tratamento com Talidomida, Ciclofosfamida, Dexametasona e Aredia( Inibidor da reabsorção óssea ), com boa evolução clínica. Em tempo o paciente encontra-se realizando quimioterapia semanal com boa resposta porém com persistência do deficit motor. Além disso tem realizado seguimento multidisciplinar contínuo.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: O aparecimento do mieloma múltiplo em idade inferior aos 40 anos representa situação extremamente rara de modo que os casos ocorridos devem ser amplamente divulgados afim de se evitar erros diagnósticos, manejo inadequado e proporcionar diagnóstico precoce objetivando reduzir a morbimortalidade.

Palavras-chave

Descritores: mieloma mutiplo, jovem, paraplegia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Franca - São Paulo - Brasil

Autores

Lyssa Ferreira, Belini Rodrigues Coli, Amanda Vilela Rodrigues, Micheli Cristina Sipioni, Yaskara Duarte Assis