15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PATOLOGIAS DE ORIGEM GASTROINTESTINAL RELACIONADAS AO CONSUMO DE ÁLCOOL

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTOS: O álcool é a droga lícita mais consumida pela humanidade e apresenta um enorme poder destrutivo no organismo, pois na nossa dieta ele apresenta mais características de droga do que de nutriente, mostrando-se como uma substância diferente de qualquer outro alimento que possamos ingerir. O sistema gastrointestinal sofre muitos prejuízos estruturais e funcionais com a ingestão aguda ou crônica dessa substancia, podendo contribuir para o aparecimento de algumas patologias.

Objetivos

OBJETIVOS: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre as patologias de origem gastrointestinal relacionadas ao consumo de álcool

Delineamento e Métodos

DELINEAMENTO E MÉTODOS: Estudo qualitativo e exploratório realizado por meio de revisão bibliográfica em que foram selecionadas referências científicas atuais sobre o assunto.

Resultados

RESULTADOS: O álcool é 20% absorvido pelo estômago e 80% pelo intestino delgado, podendo desencadear doenças de origem gastrointestinal, como gastrite, anemia, anorexia e síndrome do intestino irritável. A gastrite é resultado da inflamação causada pela lesão direta do álcool à mucosa gástrica. A anorexia é decorrente da inibição do apetite pelo álcool, o qual pode ser capaz de suprir 50% do total calórico ingerido. A anemia pode ser causada por deficiência de ferro em casos de sangramento por lesões na mucosa gástrica, ou também por redução de folato consequente à menor ingestão pela anorexia. Já a síndrome do intestino irritável é consequência da disbiose intestinal provocada pelo álcool, a qual interrompe a homeostase da microbiota intestinal e assim certas bactérias passam a processar ácidos biliares primários à ácidos biliares secundários, levando ao aumento da inflamação intestinal.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS: O consumo de álcool é um problema de saúde pública devido ao seu enorme potencial destrutivo a diversos aparelhos do organismo, entre eles o gastrointestinal. É de extrema importância que o consumo dessa substância seja explorado em pacientes anêmicos, anoréxicos, portadores de gastrite e síndrome do intestino irritável, com o intuito de identificar o fator desencadeador ou contribuinte da patologia, conscientizar o paciente sobre os prejuízos que o álcool vem causando em seu organismo e, assim, obter uma terapêutica mais efetiva.

Palavras-chave

PALAVRAS-CHAVE: Álcool. Patologias gastrointestinais. Gastrite. Anorexia. Anemia. Síndrome do intestino irritável.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Uberaba - Minas Gerais - Brasil

Autores

Marina Vieira Francischetti, Giovana Borges Laterza, Ana Laura Oliveira de Resende, Suzane Barcelos Santos, Leonardo Peres da Silva