15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DO ACOMETIMENTO RENAL NA LEPTOSPIROSE GRAVE: UMA REVISÃO LITERÁRIA

Fundamentação/Introdução

A leptospirose é uma zoonose de ampla distribuição mundial, principalmente em países em desenvolvimento e negligenciada, o que a torna um importante problema de saúde pública. A doença varia desde casos assintomáticos e oligossintomáticos até formas mais graves e fatais, incluindo fatores que estão envolvidos na insufiência renal aguda (IRA), que é uma das complicações mais sérias e causadora de morte.

Objetivos

Apresentar o envolvimento da lesão renal no curso da leptospirose.

Delineamento e Métodos

Realização de uma revisão bibliográfica relacionada com os dados clínicos e epidemiológicos da leptospirose nas bases de dados SciELO, Pubmed e Lilacs, sendo selecionados artigos publicados nos últimos 10 anos . Após a busca nas bases de dados já mencionadas, foram selecionados artigos que preenchiam ao critério de inclusão.

Resultados

A leptospirose aparece de forma isolada ou em surtos epidêmicos sazonais, possuindo fatores de risco e condições inadequadas que proporcionam o seu aumento. Dentre as definições da forma grave da doença, a IRA na leptospirose é comumente não oligúrica, apresenta hipocalemia e corresponde em média 22% de todos os casos no Brasil. A disfunção renal pode ser secundária à nefrite intersticial aguda, necrose tubular aguda, edema e vasculites devido à ação nefrotóxica direta da leptospira, hiperbilirrubinemia, rabdomiólise e alterações hemodinâmicas. O diagnóstico e a instituição de terapia adequada precocemente são os pontos mais importantes na leptospirose.

Conclusões/Considerações finais

O presente estudo buscou elucidar o envolvimento renal na leptospirose, que pode variar de um curso subclínico a um quadro de IRA grave, fazendo necessário que os profissionais façam diagnósticos diferencias de leptospirose, baseados nos sinais e sintomas, para que o tratamento adequando seja instituído precocemento, melhorando a sobrevida do paciente.

Palavras-chave

Leptospirose ; Insuficiência Renal Aguda (IRA) ; Rim.

Área

Clínica Médica

Autores

Lara Luiza Guirra Andrade, Laís Karoline De Carvalho Nascimento, Victoria Suarez Mutti de Macêdo Maia, Rodrigo José Melo do Espírito Santo