15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA

Fundamentação/Introdução

As aulas de anatomia humana são de suma importância para que os alunos conheçam as principais estruturas do corpo humano, ressaltando a essencialidade desse estudo para embasar e dar início ao primeiro contato dos discentes com as estruturas que compõem o organismo e dessa forma, com a escolha do curso, em que o conhecimento do corpo humano é indispensável. Assim, para complementar o aprendizado e o auxílio nos estudos desses novos ingressantes no curso de Medicina, é disponibilizada a monitoria na disciplina de anatomia humana, a qual busca métodos de ensino diferenciados para aprimorar a fixação e memorização dos conteúdos. Para isso, percebe-se a necessidade de se fazer o uso de metodologias ativas para compor as monitorias, pois essas se baseiam em uma pedagogia problematizadora, na qual o estudante é estimulado a assumir uma postura ativa e incentivado a desenvolver sua autonomia perante o seu processo de aprendizagem.

Objetivos

Entre os objetivos visa-se despertar a autonomia intelectual dos alunos por meio de exercícios planejados pelos monitores, em prol de promover o uso de diferentes habilidades de pensamento como interpretar, analisar, sintetizar, classificar, relacionar e comparar. Além disso, busca-se incentivar os alunos para aprenderem de forma participativa, a partir de situações reais, sendo que a proposta é o estudante estar no centro de todo o processo de ensino. Objetiva-se, também, através das metodologias ativas desenvolver o raciocínio e motivar os estudantes a aprender e a desfrutar do momento de monitoria, enxergando-a diretamente benéfica para a sua aquisição de conhecimento.

Delineamento e Métodos

Avaliar o uso das metodologias ativas no ensino da anatomia humana através de estudo observacional, em que se buscou ressaltar a ocorrência de uma melhora no aproveitamento dos alunos na disciplina, devido ao uso de metodologias ativas nas monitorias.

Resultados

A partir de uma revisão sistemática com foco nas metodologias ativas no que compreende o ensino da anatomia humana, busca-se então, avaliar o impacto destas no processo de ensino-aprendizagem, destacando ainda as metodologias que se apresentem mais efetivas.

Conclusões/Considerações finais

Compreende-se que as alternativas de metodologias ativas colocam o aluno para enfrentar problemas, os quais mobilizam seu potencial intelectual. Assim, a correlação entre teoria e prática demonstra maior resolutividade que desencadeia no desenvolvimento do pensamento crítico e ativo, refletindo na qualidade do ensino, com a autonomia sendo importante para o aprendizado.

Palavras-chave

ANATOMIA. ENSINO. MEDICINA

Área

Clínica Médica

Autores

Manuela Christianetti, Alexandre Scaramussa, Tália Cássia Boff, Débora Tavares de Resende e Silva