15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

GRAU DE INDEPENDÊNCIA DE PACIENTES IDOSOS APÓS REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTO CIRÚRGICO POR FRATURA DE FÊMUR

Fundamentação/Introdução

A fratura de fêmur em idosos é um problema de saúde pública e apresenta alta morbimortalidade. A queda por própria altura é a principal causa de fratura proximal de fêmur e é responsável pelo alto número de hospitalizações e perda de autonomia nessa faixa etária. O índice de Katz avalia seis funções e atividades do cotidiano e serve para medir o grau de independência dos pacientes.

Objetivos

Analisar o grau de independência dos pacientes idosos após procedimento cirúrgico devido à fratura de fêmur.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo de coorte prospectivo e não comparado, desenvolvido no Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo/RS. A população foi composta por pacientes a partir de 60 anos que sofreram fratura de fêmur por queda de própria altura e necessitaram de intervenção cirúrgica. Foram incluídos pacientes atendidos de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários no momento da internação e, por via telefônica no primeiro, no terceiro, no sexto e doze meses após o procedimento. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Passo Fundo/RS.

Resultados

Foram elegíveis 147 pacientes, dentre os quais 78,9% eram do sexo feminino, de 80-89 anos (40,1%) e cor branca (92,5%). A maioria fez acompanhamento multiprofissional, sendo que 91% realizaram atividades de fisioterapia. Quanto à atividade de vida diária 57% pontuaram índice de Katz 6, ou seja, dependentes para todas as funções e 6,4% índice 0, independentes para realizar as atividades do cotidiano, em um ano após procedimento cirúrgico.

Conclusões/Considerações finais

A fratura de fêmur é responsável por grande parte da perda de autonomia dos pacientes idosos e, consequentemente, há um maior gasto em serviços de saúde. A maior parte dos pacientes analisados no estudo apresentou dependência importante após a queda.

Palavras-chave

Fraturas do Fêmur; Envelhecimento; Autonomia Pessoal.

Área

Clínica Médica

Instituições

UFFS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Bruna de Oliveira, Ivana Loraine Lindemann, Lissandra GlusczaK, Júlio César Stobbe