15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

GASTRITE EOSINOFÍLICA COMO CAUSA DE ESTENOSE DE PILORO: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Estenoses de trato gastrointestinal superior podem ser divididas em congênitas e adquiridas. A causa congênita mais frequente é estenose hipertrófica de piloro. As mais frequentes das adquiridas são ingestão de agentes corrosivos, anastomoses cirúrgicas e lesões pépticas. Na maioria das estenoses, o manejo é cirúrgico. Recentemente, há um número crescente de estenoses associadas à infiltração eosinofílica. Diferente das demais, esta pode ser tratada sem manejo cirúrgico.

Objetivos

Este estudo tem como objetivo apresentar um caso de estenose de piloro causado por gastrite eosinofílica, a fim de entender o diagnóstico evitando cirurgias desnecessárias.

Caso

Paciente feminina, 2 anos e 4 meses, com história de alergia à proteína do leite de vaca (APLV) no primeiro ano de vida, já em uso de leite sem intercorrências há 1 ano. Começa com vômitos pós alimentares, dor abdominal, distensão e perda de peso em um período de 4 semanas. Apresenta anemia normocítica normocrômica, leucocitose sem eosinofilia, imunoglobulina E (IgE) sérico normal, IgEs específicas negativas, parasitológico de fezes negativo e ultrassom de abdome com descrição de estenose de piloro. Foi submetida à endoscopia pré cirúrgica sendo descrita estenose de piloro, sem possibilidade de progressão do aparelho para bulbo duodenal. Na microscopia, presença de infiltrado eosinofílico em esôfago e em antro gástrico. Por fim, cirurgia foi suspensa e instituído tratamento baseado em inibidor de bomba de próton, restrição das 8 proteínas da dieta e corticoterapia. Com 6 semanas de tratamento, paciente assintomática e com ganho de peso. E após 8 semanas de tratamento, endoscopia de controle já com possibilidade de progressão do aparelho para bulbo duodenal e ausência de eosinofilia.

Conclusões/Considerações finais

Na última década houve um aumento na incidência de doença digestiva eosinofílica. Este diagnóstico deve ser investigado, evitando que o paciente seja submetido a cirurgias desnecessárias.

Palavras-chave

Gastrite eosinofílica, estenose de piloro.

Área

Clínica Médica

Autores

Gabriela Yuri Stinghen, Aldo Guilherme Pretti Gesser, Andressa Saorim, Fernanda Amorim Steingräber, Giulia Giacomini, Mirella Cristiane de Souza