15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E DOENÇAS ISQUÊMICAS DO CORAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL DE 2013 A 2017

Fundamentação/Introdução

A Insuficiência Cardíaca (IC) e as Doenças Isquêmicas do Coração (DIC) constituem importante causa de morte no Rio Grande do Sul. A IC é uma síndrome clínica complexa, cujo perfil clínico envolve indivíduos idosos portadores de etiologias diversas, sendo as DIC a causa mais prevalente.

Objetivos

Analisar a mortalidade proporcional por IC e DIC nas regiões do estado do Rio Grande do Sul de 2013 a 2017.

Delineamento e Métodos

Estudo retrospectivo que avaliou a mortalidade por IC e DIC. As informações das declarações de óbito foram obtidas no site do DATASUS, codificadas conforme a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, 10a Revisão: do Capítulo IX: I20 a I24 para DIC aguda, I25 para DIC crônica, e I50 para IC.

Resultados

Verificou-se que nos anos de 2013 a 2017, 18.254 mortes foram causadas por IC, enquanto que 66.139 mortes foram decorrentes de DIC. De 2013 a 2017 a taxa de mortalidade por IC aumentou em 0,63. A Mortalidade por IC aumentou com a idade nos dois sexos. Entre as mulheres, as mais altas porcentagens foram encontradas na faixa etária de 80 anos ou mais na região da Capital/Vale Gravataí. Já entre os homens, os valores mais altos foram observados na mesma faixa etária, porém na região Sul. O total de óbitos por IC no Rio Grande do Sul é 1,3 vezes maior no sexo feminino. A mortalidade proporcional por DIC foi maior na população de 80 anos ou mais em ambos os sexos, porém em algumas regiões como Fronteira Oeste, Vale dos Sinos e Planalto foi observado maior índice na faixa etária dos 70-79 anos. A mortalidade total por DIC é 1,2 vezes maior em homens.

Conclusões/Considerações finais

A mortalidade por IC e DIC está diretamente relacionada ao envelhecimento e ao estilo de vida da população, sendo necessário investir em ações que promovam saúde e bem-estar.

Palavras-chave

Estilo de Vida; Insuficiência Cardíaca; Isquemia Miocárdica; Registros de Mortalidade

Área

Clínica Médica

Autores

Tassiane Moro, Karoline Kuczynski, Letícia Oliveira de Menezes