15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

NECROSE CUTÂNEA INDUZIDA POR VARFARINA: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Introdução: A necrose cutânea induzida por varfarina (NCIV) é uma complicação rara que ocorre em cerca de 0,01 a 0,1% dos casos com alta morbidade e mortalidade. O diagnóstico é eminentemente clínico sendo essencial a identificação precoce das lesões, uma vez que não há terapêutica específica para NCIV, sendo o objetivo inicial evitar a progressão do quadro.

Objetivos

Objetivos: Apresentar o caso de uma reação adversa da varfarina, medicação de uso recorrente na prática clínica.

Caso

Caso: A.A.B.N, 36 anos, sexo feminino, portadora de neoplasia de colo uterino avançado com abandono do tratamento há 04 anos, iniciou quadro de dor em membro inferior esquerdo associado a edema local procurando atendimento médico após uma semana do início dos sintomas devido à piora do quadro e limitação à deambulação. Após admissão em serviço de urgência, confirmado pelo duplex trombose venosa profunda aguda extensa em membro inferior esquerdo segmentos femoro-poplíteo e tíbio-fibular sendo iniciado anticoagulação com heparina e introdução posterior de varfarina. Evoluiu após 06 dias da introdução do anticoagulante oral com sensação de peso em pé esquerdo seguido por flictena em hálux, 2º, 3º e 4º pododáctilo esquerdo. Estendido quadro para região trocantérica e joelho esquerdo, antepé direito e 4º quirodáctilo direito. Realizada suspensão da varfarina e encaminhada ao Hospital Municipal de Contagem sendo avaliada pela Cirurgia Vascular e identificado isquemia de pele. Aventada hipótese de necrose cutânea secundária ao uso de varfarina sendo mantido suspenso o anticoagulante oral e iniciado enoxaparina. Paciente evoluiu com necrose seca das regiões. Realizada extensão propedêutica sendo identificada deficiência de proteína S funcional, sem demais alterações de complemento ou anticorpos.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Apesar da necrose cutânea induzida por varfarina representar apenas 0,01 a 0,1% dos casos de complicação por esse medicamento, deve ser considerada mediante a uma histórica clínica sugestiva, pois o rápido reconhecimento permite o manejo precoce de medidas para evitar a progressão das lesões e limitar o impacto. Portanto, o conhecimento das indicações de uma medicação é de extrema importância, porém identificar suas reações adversas também é determinante para seguimento e determinação do prognóstico do quadro.

Palavras-chave

Necrose cutânea
Varfarina

Área

Clínica Médica

Autores

Maíce Vieira Marinho, Laís Oliveira Marinho Dias, Cássia Gontijo de Souza, Carla Márcia Leal Lunardi, Jaqueline Conceição de Souza