15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Rotina de atividades em setor subassistido por exames complementares no extremo norte: relato de experiência

Fundamentação/Introdução

Uma decisão médica, quando bem embasada, é solidamente fundamentada na medicina baseada em evidências, na epidemiologia cruzada da suspeita diagnóstica e os grupos em que o paciente se encontra, e, acima de tudo, na clínica com que o quadro se expressa. Não obstante, os guidelines muitas vezes ponderam a conduta com base em exames complementares, que, dependendo da região, não estão acessíveis em tempo hábil, momento no qual se destaca a capacidade do médico de aplicar uma clínica sólida e optar por uma conduta com base em seus conhecimentos, buscando o melhor para o paciente.

Objetivos

Discutir as abordagens e limitações relativas ao serviço de cardiologia encontradas durante estágio de clínica médica.

Delineamento e Métodos

Relato de experiência, sendo um estudo retrospectivo, descritivo e observacional.

Resultados

Tratando-se das diversas patologias cardíacas, destaca-se o manejo do infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento de segmento ST, no qual os procedimentos de trombólise e revascularização, quando realizados em tempo hábil, são capazes de evitar lesão permanente ou, ao menos, o aumento da zona de isquemia e promovendo regressão da zona de penumbra. Dentre alguns pontos-chave observados durante o estágio, destacam-se a carência no serviço do exame de enzima cardíaca na modalidade quantitativa, a demora para que seja realizado a cineangiocoronariografia e até mesmo o atraso para os procedimentos de revascularização por arterioplastia, de forma que o procedimento de trombólise, quando indicado, é realizado através de agente intravenoso, tais como a alteplase e tenecteplase. Ademais, destaca-se a necessidade de referenciar muitos dos pacientes para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em centros de renome nacional.

Conclusões/Considerações finais

Ainda que, atualmente, exames complementares tenham adquirido notoriedade a clínica e individualização do paciente mostram-se fundamentais em centros distantes ou de menor desenvolvimento. Diante do cenário encontrado, foi possível evidenciar a importância do raciocínio clínico para conduzir casos nos quais não é possível seguir protocolos atuais.

Palavras-chave

Saúde Pública; Clínica Médica; Cardiologia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Roraima - UFRR - Roraima - Brasil

Autores

Larissa Soares Cardoso, Gabriel Melo Alexandre Silva, Ana Cássia Silva Oliveira, Pablo André Brito de Souza, Kim Tavares Mesquita