15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Implantação da Campanha Choosing Wisely no Internato de Clínica Médica

Fundamentação/Introdução

O uso excessivo de exames e tratamentos representa uma das causas mais importantes de desperdícios na prática médica, podendo gerar malefícios para o paciente.

Objetivos

Descrever e avaliar as estratégias de implantação da campanha Choosing Wisely (CW) no internato médico em clínica médica.

Delineamento e Métodos

Estudo intervencionista envolvendo professores e estudantes do internato, através de questionários on-line, via plataforma SurveyMonkey e atividades presenciais. Utilizando a técnica Delphi, os docentes identificaram três situações desnecessárias que comumente ocorrem na prática, sendo agrupadas por frequência e por tema, adaptadas ao formato de recomendação da CW. Foi utilizada a escala Likert para classificar a opinião dos especialistas. Foram desenvolvidas ações educativas como oficinas, banners, atividades de reflexão sobre a campanha e custo-consciência em saúde, além da inclusão da temática nas avaliações teóricas e de simulação, incluindo o Objective Structured Clinical Examination (OSCE).

Resultados

Após agrupamento, permaneceram 24 recomendações e as oito finais selecionadas abordam condutas desnecessárias como solicitação de múltiplos exames; excesso de uso de anti-inflamatórios não hormonais; indicação de endoscopia digestiva para pacientes mais jovens com dispepsia; excesso de radiografia de tórax em unidade de terapia intensiva; indicação rotineira de testes alérgicos; rastreio inicial inadequado na avaliação tireoidiana e da espirometria, em pacientes assintomáticos. As ações educativas resultaram em um processo de sensibilização e discussão entre os participantes, refletindo no bom aproveitamento nas avaliações teóricas (>95%), como também no OSCE no qual o nível de acertos foi maior no grupo exposto, quando comparado ao grupo não exposto (p = 0,000).

Conclusões/Considerações finais

A implantação da campanha CW no internato médico melhorou as habilidades clínicas dos estudantes e possibilitou uma reflexão positiva quanto às recomendações de não adotar condutas desnecessárias com o paciente.

Palavras-chave

Internato médico. Clínica médica. Reflexão.

Área

Clínica Médica

Autores

Dilton Rodrigues Mendonça, Carolina Villa Nova Aguiar, Liliane Lins, Adriane Veloso Andrade Vieira, Marta Silva Menezes