15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Avaliação dos testes de diagnóstico laboratorial de Leishmaniose Tegumentar Americana em relação ao imprint

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: O diagnóstico laboratorial de Leishmaniose tegumentar Americana (LTA) é constituído por três grupos de exames: parasitológicos, imunológicos e moleculares, com diferentes padrões de sensibilidade e especificidade.

Objetivos

Objetivos: Avaliar a sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo (VPP), valor preditivo negativo (VPN) dos principais testes de diagnóstico laboratorial de LTA.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Estudo prospectivo aberto, não randomizado, para avaliação de testes para o diagnóstico laboratorial de LTA, como imprint e avaliação anatomopatológica.

Resultados

Resultados: Foram submetidos ao estudo 21 pacientes, com idade média de 40,7 anos e mediana de 34,5. Cerca de 85,7% dos pacientes evoluíram de forma típica e 14,3% de forma atípica. Em relação ao diagnóstico laboratorial, foram realizados imprint, com sensibilidade de 62,5%, especificidade de 75%, VPP de 71,4% e VPN de 75%. Houve concordância para positividade de LTA em relação ao anatomopatológico e ao imprint em cerca de 62,1% dos pacientes e em 37,9% o resultado foi indeterminado. Dos 64,3% dos pacientes com imprint negativo, em 33,3% foram identificadas outras patologias, como tuberculose cutânea (11,1%), sarcoidose (11,1%) e disceratoma verrucoso (11,1%).

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Neste estudo, observou-se uma sensibilidade intermediária do imprint em relação ao anatomopatológico da lesão e uma especificidade ligeiramente maior. O presente estudo foi realizado com inúmeras dificuldades de processamento de amostras em reação de cadeia polimerase (PCR) e imuno-histoquímica, visto a ausência de verba e a custos elevados.

Palavras-chave

Leishmaniose Tegumentar Americana, Imprint, Imuno-histoquímica

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual de Montes Claros - Minas Gerais - Brasil

Autores

Samuel da Silva Gomes, Letícia de Melo Mota