15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AVC Isquêmico: Intervenção e Prognóstico

Fundamentação/Introdução

O acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) é uma emergência neurológica na qual o prognóstico depende da precocidade da restauração do fluxo sanguíneo no território isquêmico.O tratamento com Alteplase EV periférico e o tratamento endovascular são considerados igualmente eficazes por alguns estudos, embora outros relatem benefícios maiores na abordagem endovascular para casos selecionados. A curta janela terapêutica do Alteplase, sua limitação na recanalização de vasos de maior calibre e os riscos de transformação hemorrágica do AVCi apontam para a via endovascular como alternativa para reversão do status tromboembólico, sobretudo com a trombectomia mecânica. Dispositivos como MERCI®, Penumbra®e Solitaire® são opções viáveis ao tratamento padrão, principalmente no infarto de grandes territórios cerebrais, com a vantagem de diminuir a transformação hemorrágica do AVCi e permitir maior janela terapêutica.

Objetivos

Avaliar o perfil e a eficácia do tratamentode pacientes vítimas de AVCi agudo por métodos endovasculares.

Delineamento e Métodos

Análise retrospectiva de 23 casos submetidos ao tratamento endovascularentre 2006 e 2018. As variáveis analisadas foram sexo, idade, comorbidades, sintomas, natureza do AVCi, topografia da lesão, tratamento e complicações, sendo utilizados prontuários e laudos dos procedimentos para tal fim.

Resultados

Dos 23 pacientes, 16 eram mulheres e 7eram homens, com idade entre 26 e 76 anos e média de 57,58 anos. Quanto a comorbidades, 16 apresentavam hipertensão, 10 dislipidêmicos, 5 diabetes e 5 tabagistas. Quanto à sintomatologia, 13 tiveram déficit motor, 10 afásicos, 9 cefaleia, 9 alteração do nível de consciência, 6 tontura, 4 vomitaram, 2 agitação psicomotora e 1 anisocoria. Quanto à natureza dos AVCi, 13 ocorreram após procedimentos e 10 foram espontâneos. A artéria mais acometida foi a cerebral média, com 16 casos. O tratamento realizado em 18 pacientes foi fibrinólise química intraarterial, em 4 foi trombectomia mecânica(SS) e em 1 utilizou-se a associação de ambos.

Conclusões/Considerações finais

Apesar de ainda ser relativamente pouco empregado o tratamento endovascular devido ao seu alto custo, e frente às limitações da terapia padrão com Alteplase EV, devemos considerar que os custos gerados por um mal prognóstico no AVCi muitas vezes superam os custos de todo o processo terapêutico endovascular.

Palavras-chave

Acidente Vascular Cerebral, Isquemia, Alteplase, Fibrinólise, Trombectomia Mecânica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil, Universidade de Blumenau - Santa Catarina - Brasil

Autores

Willian Rafael Berticelli, Leandro José Haas, Guilherme Voltolini Staedele, Vitor Dias de Almeida, Caio Gabriel Jeronymo Lima Brasileiro, Mateus Campestrini Harger