15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tumor estromal gastrointestinal do estômago concomitante a presença de hérnia inguinal com insinuação vesical: relato de caso

Introdução/Fundamentos

Os tumores estromais gastrointestinais (GISTs) são neoplasias mesenquimais que atingem principalmente a células de Cajal, que são células com função de marcapasso no trato gastrointestinal. Também expressam a proteína c-Kit, que é responsável por diversas funções, dentre elas a proliferação celular, adesão, diferenciação e a apoptose. Esses tumores são considerados raros pois somam apenas 1% de todos os tumores malignos do trato gastrointestinal, sendo o estômago o sítio mais comum de incidência do mesmo, visto que ele é responsável por 60% dos relatos de GIST (SILVA, 2017).

Objetivos

Relatar o caso de um indivíduo acometido por tumor estromal gastrointestinal do estômago e hérnia inguinal com insinuação vesical, atendido na clínica IMA - Instituto Médico Amazônia, no município de Marabá-PA, ano de 2019.

Caso

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de caso, utilizou-se informações retrospectivas, obtidas através da revisão do prontuário hospitalar e eletrônico, entrevista com o paciente na qual obteve-se informações verbais sobre sua patologia, bem como dados dos resultados de exames e relatórios que se encontravam com ele. Além disso, analisou-se registros fotográficos da endoscopia digestiva alta realizada na clínica IMA-Instituto Médico Amazônia, no município de Marabá localizado no estado do Pará, e do exame de tomografia computadorizada do abdome realizada na clínica Polimagem Radiodiagnósticos, também localizada no munícipio de Marabá.

Conclusões/Considerações finais

Este relato ilustra um paciente acometido com GIST no qual foi descoberto ocasionalmente após uma doação de sangue no qual o mesmo passou por um processo de triagem e então descobriu um quadro anêmico visto que o mesmo não apresentava sintomas que pudesse caracterizar o quadro. Ao ser então encaminhado para realizar exames complementares para descobrir o foco do quadro anêmico foi então descoberto por um exame endoscópico uma lesão ulceroinfiltrativa na região da cardia gástrica.
Além disso, também foi visualizado hérnia inguinal direita bilateral, à direita com insinuação da bexiga, melhor evidenciada em fase tardia do exame com constratação vesical, e à esquerda com insinuação do conteúdo adiposo periférico.
O paciente após ser estratificado foi encaminhado para a realização de exames complementares pré-operatórios para então ser realizado uma gastrectomia total e ser acompanhado com uma equipe de oncologia para verificar a sua evolução pós-operatório.

Palavras-chave

tumor do estroma gastrointestinal, neoplasias gástricas, hérnia inguinal.

Área

Clínica Médica

Autores

Gessica Kelem Carvalho Pantoja, Katleem de Sousa Saraiva