15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TÍTULO: TOXOPLASMOSE AGUDA SIMULANDO HIV POR REATIVIDADE CRUZADA DE ANTICORPOS - UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: O diagnóstico de HIV em geral é feito através dos imunoensaios de 4ª geração. Pelo fluxograma atual, diante de um imunoensaio reagente, deve-se repetir outro imunoensaio de marca diferente, e sendo os dois positivos, deve-se complementar com um teste molecular. A especificidade atual dos imunoensaios é de 99%, mas pode haver resultados falso-positivos por reatividade cruzada de anticorpos em doenças autoimunes ou infecciosas, após vacinação gestação e outros.

Objetivos

Objetivo: Relatar o caso de um paciente com imunoensaio falso-positivo de HIV relacionado a toxoplasmose aguda.

Caso

Caso: Homem, 43 anos, admitido em hospital da Grande Curitiba em maio de 2018 com 2 semanas de febre, calafrios, artralgias e astenia. Negava antecedentes médicos relevantes, havia feito viagem recente pelo interior do Paraná e negava novas parcerias sexuais além da esposa. Ao exame físico a temperatura era de 39,5°C, sem outros achados. Na investigação diagnóstica hemoculturas, radiografia de tórax e testes sorológicos para sífilis, EBV, CMV, leptospirose, dengue, hepatites B e C foram negativos. A quimioluminescência para HIV veio reagente em baixos títulos em duas amostras feitas em laboratórios diferentes, e após resolução da febre o paciente teve alta como provável HIV agudo. No ambulatório de infectologia foi então solicitada carga viral e Imunoblot de HIV, além de sorologia para toxoplasmose. Os anticorpos IgM e IgG para Toxoplasma foram reagentes, com baixa avidez de IgG, o que confirmou Toxoplasmose Aguda. Já a carga viral e o Imunoblot de HIV foram negativos. Após um mês a quimioluminescência de HIV foi repetida e veio negativa. Os primeiros imunoensaios para HIV foram então considerados falso-positivos por provável reação cruzada com anticorpos anti-Toxoplasma.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão/Considerações Finais: Deve-se ter atenção para um possível falso-positivo de HIV diante de uma doença febril aguda e quando os títulos de anticorpos do imunoensaio forem baixos, pois um diagnóstico errôneo de HIV tem grande impacto. Há vários trabalhos na literatura que exploram a reação cruzada dos testes para HIV envolvendo outras doenças infecciosas, em especial na população africana, mas este relato de que a toxoplasmose aguda também está relacionada à reatividade cruzada com anticorpos anti-HIV contribui ao aumentar o conhecimento sobre esse fenômeno e auxilia os médicos na busca de diagnósticos diferenciais antes da tomada de decisão, contribuindo assim para um diagnóstico preciso.

Palavras-chave

Palavras-chave: Teste falso-positivo de HIV; Toxoplasmose aguda; Reatividade cruzada; Imunoensaios; Erro diagnóstico.

Área

Clínica Médica

Autores

Mariana Beatriz dos Santos, Diego da Silva Magatão, Naiana Diaz, Kaioan Choma