15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

BERIBÉRI COMO CAUSA DE POLINEUROPATIA PERIFÉRICA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

O Beribéri é uma doença de natureza carencial, causado pela falta de Tiamina (Vitamina B1) no organismo. Habitualmente relaciona-se com pobreza e fome, alimentação inadequada e grupos de risco específicos como os indígenas. Apesar de ser facilmente tratável, pode acarretar problemas de ordem cardiovascular, gastrointestinal, neurológica e até levar ao óbito.

Objetivos

Relatar e discutir um caso de polineuropatia associada ao Beribéri em indígena da Amazônia brasileira.

Caso

Paciente N.O.Y., sexo feminino, 22 anos, previamente hígida, procedente de comunidade da etnia Macuxi em Bonfim – RR. Foi encaminhada com história de perda progressiva de força muscular em membros inferiores, de característica ascendente, há quatro meses. No exame neurológico de admissão a paciente encontrava-se lúcida e orientada, não deambulava, não havia sinais de irritação meníngea e manifestava parestesia e dor em ambos os membros inferiores (“pés e dedos em gota”). A análise do líquor não evidenciou proteinorraquia ou alterações de celularidade. Igualmente, a tomografia de crânio e a ressonância de encéfalo e neuroeixo não revelaram anormalidades. Após o início da terapia com Tiamina, a suspeita clínica de Beribéri foi confirmada com a melhora progressiva do quadro álgico e neurológico. A paciente voltou a deambular no 21º dia de terapêutica combinada com Tiamina e fisioterapia motora. Posteriormente, recebeu alta com remissão do quadro álgico e recuperação parcial da atividade motora.

Conclusões/Considerações finais

Os indígenas possuem uma alimentação monótona, baseada na mandioca, com elevado teor de carboidratos simples e atividade física pesada. Logo, essas populações tornam-se vulneráveis a qualquer tipo carência nutricional. Por fim, há que se ressaltar que o Beribéri é uma entidade clínica pouco estudada e de diagnóstico eminentemente clínico, o que pode, por conseguinte contribuir para o índice de sub-notificação dessa doença.

Palavras-chave

Beribéri; Polineuropatia; Amazônia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Roraima - Roraima - Brasil

Autores

Evilásio Félix Bié Filho, Mina Nurani Bié