15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TIMECTOMIA VIDEOTORACOSCÓPICA DEVIDO ADENOMA MEDIASTINAL DE PARATIREÓIDES

Introdução/Fundamentos

Apesar da elevada frequência que tumores de paratireoides possuem em relação aos casos de hiperparatireoidismo, os adenomas mediastinais de paratireoide representam menor porcentagem, ao passo que possuem maior relação com abordagens cirúrgicas falhas dessa glândula.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente submetido à timectomia após detecção de adenoma mediastinal de paratireoides cuja primeira Cintilografia foi negativa para captação anômala dos devidos marcadores para tal suspeita.

Caso

C.A.B, masculino, 54 anos, branco. Após investigação e acompanhamento de um quadro de Nefrolitíase havia aumento de Paratormônio (PTH), sem nodulações cervicais palpáveis ao exame físico. A Ultrassonografia cervical (US) mostrou nódulo misto (sólido e cístico) de 0,7 cm e cisto colóide de 0,4 cm em lobo esquerdo da Tireóide. Não evidenciado aumento de paratireoides. Realizou Cintilografia de paratireoides que não mostrou captação anômala para os marcadores isótopos Tl 201/Tc-99m. Entretanto, a análise laboratorial indicava valores de Cálcio (Ca) total: 11,0 mg/dL; Cálcio Iônico: 1,36 mmol/L; PTH: 129 pg/mL; Calciúria de 24h: 247 mg/24h. Fora fechado o diagnóstico de hiperparatiroidismo, porém pelo fato dos exames localizatórios (Cintilografia, US e Ressonância Nuclear Magnética) serem negativos optou-se por acompanhamento com suspeita clínica de Hiperparatireoidismo incipiente.
Após 5 meses, o paciente seguia assintomático, novo US foi realizado não detectando aumento de Paratireoides; e mantinha níveis superiores elevados de Cálcio e PTH. Decorridos 8 meses, além das alterações laboratoriais, uma nova Cintilografia detectou captação anormal dos isótopos em região torácica e a RNM evidenciou nódulo de 0,7x0,3 cm em mediastino anterior em permeio à gordura tímica adjacente à transição da porção ascendente da aorta com sua curvatura. Em reunião multidisciplinar foi decidida a Timectomia vídeo-assistida com dosagens seriadas intra-operatório de PTH: pré-ressecção: 286,7 / 20 minutos após a timectomia: 6,2. O anátomo-patológico detectou uma paratireóide hiperplásica intratímica. O paciente permanece assintomático após 2 anos, com valores de Ca e PTH normais.

Conclusões/Considerações finais

A videotoracoscopia é um procedimento minimamente invasivo que evitou uma dissecção ampla do mediastino (esternotomia), propiciando a ressecção completa do adenoma e controle da doença.

Palavras-chave

Adenoma mediastinal de Paratireoide. Timectomia. Videotoracoscopia.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DE UBERABA - Minas Gerais - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - Minas Gerais - Brasil

Autores

ESTELA HERCOS FATURETO, MARCELO CUNHA FATURETO, Rogério Costa Tiveron, MARCELA HERCOS FATURETO, GIOVANI ZAGO BORGES, RENATA MARGARIDA ETCHEBEHERE