15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TRAUMA TORÁCICO CONTUSO EM LACTENTE: FRATURA BRÔNQUICA

Introdução/Fundamentos

As lesões brônquicas contusas são raras, especialmente em lactentes, e seguem traumas de grande impacto energético. Embora raras, as lesões brônquicas cursam com taxas de alta letalidade, em torno de 30%, principalmente quando há demora no diagnóstico.

Objetivos

Apresentar um caso de fratura brônquica completa em lactente, situação rara e de alta mortalidade, que pode ser temporariamente mantida por medidas simples como a drenagem torácica até que o diagnóstico definitivo seja realizado e receba a operação ideal.

Caso

Paciente de 18 meses teve queda de carroça em movimento e seu tórax foi esmagado pela roda, numa estrada de terra. De imediato teve cansaço intenso e foi levado ao Hospital de cidade de porte médio, a 100 km de nosso centro. Estava torporoso, apresentava escoriações pelo tronco, bastante ofegante com redução do MV esquerdo. Recebeu suplemento de O2 por máscara nasal e o RX mostrou pneumotórax esquerdo hipertensivo. Uma drenagem com dreno fino não foi resolutiva e o RX de controle estava inalterado com pneumotórax esquerdo hipertensivo e direito pequeno. Nova drenagem esquerda com tubo calibroso teve pequena melhora e com direita com dreno fino foi efetiva. Sem melhora respiratória significativa a criança foi transferida até nossa cidade onde foi submetida à toracotomia esquerda. Encontramos "explosão" da carina lobar com separação dos brônquios principal, lobar superior e inferior. Não havia lesões vasculares nem costovertebrais. Não foi possível reparar o brônquio lobar inferior e fizemos a broncoplastia brônquio principal esquerdo – brônquio de lobo superior esquerdo, após desbridamento dos bordos e retirada do lobo inferior esquerdo. O paciente foi extubado na sala operatória e mantido em recuperação pós-anestésica por 24 horas. Houve re-expansão pulmonar completa. O pós-operatório ocorreu sem anormalidades. No quinto dia o paciente recebeu alta hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

Apesar da baixa incidência de rotura brônquica, da gravidade e da distância ao centro resolutivo, medidas paliativas de suporte foram cruciais para a manutenção da vida do lactente. Esses tipos de lesões são muito raras e exigem diagnóstico presuntivo e conduta adequada minimizando sequelas.

Palavras-chave

Trauma torácico, fratura brônquica, lactente.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DE UBERABA - Minas Gerais - Brasil

Autores

ESTELA HERCOS FATURETO, MARCELO CUNHA FATURETO, MARCELA HERCOS FATURETO, BRUNA ALVES DE ARAÚJO