15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ATIVIDADES DE LAZER EM PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentação: Os Cuidados Paliativos visam promover uma melhor qualidade de vida para pacientes com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade da vida. Uma das formas para se alcançar esse objetivo, além do manejo da dor, é com atividades prazerosas do dia a dia que façam com a pessoa se sinta melhor, o que comprova que as práticas de lazer são imprescindíveis para a manutenção de uma boa qualidade de vida.

Objetivos

Objetivos: Identificar algumas atividades de lazer que possam ser aplicadas em pacientes que estão em paliativismo.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica, utilizando as bases de dados “PubMed”, “Scielo” e do Ministério da Saúde, pesquisando a cerca de lazer em cuidados paliativos, em pacientes com câncer, acamados e com outras patologias.

Resultados

Resultados: Não foram encontrados artigos correlacionando diretamente as atividades de lazer com os pacientes em cuidados paliativos, sendo necessário traçar um paralelo com algumas patologias que apresentam dificuldades semelhantes com as pessoas que estão em paliativismo. Para compreender quais ações podem ser tomadas, é importante identificar o estado de saúde do paciente em questão, visto que ao mesmo tempo em que uma pessoa em Cuidados Paliativos possa ter plena autonomia e não esteja impossibilitada de se locomover, existem outras que não conseguem nem se alimentar ou se vestir sem auxílio. Os grupos de apoio são uma boa opção de lazer, visto que desenvolvem atividades com indivíduos que já passaram por situações semelhantes com a do paciente, estimulando a interação entre eles e praticando outras atividades prazerosas, como os jogos, costuras e até viagens. Além disso, algumas medidas simples podem ser colocadas em prática, como a leitura, os jogos e as músicas. Para o paciente em paliativismo, a família desenvolve um papel muito importante no seu dia a dia, devendo ser estimulada a promover um bom diálogo, mantendo a paciência e atenção com o seu familiar, a fim de gerar um ambiente agradável e que propicie momentos prazerosos ao enfermo.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais: Apesar de não ser abordado tão amplamente nos Cuidados Paliativos, o lazer é de suma importância para a manutenção de uma boa qualidade de vida, visto que apenas o manejo da dor não auxilia para a plenitude da pessoa em paliativismo. Por isso, deve-se desenvolver mais estudos a cerca do tema, a fim de identificar quais atividades prazerosas devem ser indicadas e estimuladas para cada paciente.

Palavras-chave

Palavras-chave: cuidados paliativos; paliativismo; lazer; atividades de lazer.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Stéphane Rossi de Melo, Maitê de Liz Vassen Schürmann