15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

JOVEM ATLETA COM SÍNCOPE

Introdução/Fundamentos

A bradicardia assintomática é uma condição comum em atletas e faz parte das alterações fisiológicas do condicionamento cardiovascular.

Objetivos

Demonstrar como a atividade física extenuante em paciente jovem é fator causal de bradicardia sintomática tornado fator impeditivo para a prática de exercícios.

Caso

Apresentamos o caso de um jovem, 23 anos, que pratica corrida, basquete que apresentava cansaço desproporcional e síncope em repouso. Paciente foi internado para vigilância neurológica e monitoramento cardiovascular. Realizou tomografia computadorizada de crânio sem alterações. Ecocardiograma normal. Ressonância magnética cardíaca sem alterações estruturais. Monitoramento contínuo sem arritmias. Recebeu alta hospitalar com orientação de realizar teste ergométrico e holter de 24h que foram normais. Apresentou novo episódio de síncope e por isso foi reinternado para nova investigação. Exame de Chagas negativo, TSH normal, hemograma, bioquímica, eletrólitos sem alterações. Troponina negativa. Exceto alguns episódios de ritmo juncional flagrados nos eletrocardiogramas da rotina.

Conclusões/Considerações finais

Concluiu-se por síndrome vasovagal exacerbada por excesso de atividade física e foi aconselhado descontinuar os exercícios para promover descondicionamento cardíaco e consequente melhora da bradicardia sintomática.

Palavras-chave

JOVEM; ATLETA; SÍNCOPE;

Área

Clínica Médica

Autores

Marco Antônio Fernandes Júnior, Ana Catarina Medeioros Periotto, Luiz Fernando Fagundes Gouvea Filho