15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

JOVEM ATLETA COM CORONARIOPATIA PRECOCE

Introdução/Fundamentos

A hipercolesterolemia Familiar é uma doença genética autossômica dominante. A síndrome clínica é caracterizada por níveis elevados de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-c) e uma propensão a doença cardiovascular de início precoce. Os genes envolvidos são LDLR, APOB, ou PCSK9.

Objetivos

A investigação em cascata do perfil lipídico em casos de coronariopatia precoce é condição ímpar na prevenção de eventos cardiovasculares agudos.

Caso

Trata-se de um paciente, 23 anos, sexo masculino, atleta amador, sem comorbidades prévias, não tabagista, que apresentou desconforto torácico de início precoce associado á dispneia aos grandes esforços. Histórico de síncope com acidente automobilístico ha aproximadamente 01 mês antes do início da dor. Procurou cardiologista para check up devido história familiar de morte súbita precoce. Tem HOLTER, sem alteração patológica. O teste ergométrico que foi submáximo e eficaz, desencadeou o mesmo desconforto torácico relatado. Marcadores de necrose e eletrolitos dentro da normalidade. Realizou angiotomografia coronariana que mostrou lesões moderadas sendo então encaminhado para cateterismo e angioplastia. Investigando o histórico familiar e o histórico prévio do paciente conclui-se pela hipercolesterolemia familiar como etiologia da doença coronariana precoce.

Conclusões/Considerações finais

O rastreamento de doença cardiovascular precoce envolve a determinação do perfil lipídico e a hipercolesterolemia familiar constitui importante fator de risco.

Palavras-chave

JOVEM; CORONARIOPATIA; ATLETA;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Pio XII - São Paulo - Brasil

Autores

Marco Antônio Fernandes Júnior, Ana Catarina Medeiros Periotto, Marcelle Sá Machado Araújo