15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RISCO DO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E O DESENVOLVIMENTO MORAL DE ADOLESCENTES ESCOLARES

Fundamentação/Introdução

Introdução: A adolescência é um período em que a infância cede lugar a novas responsabilidades e transformações neurológicas e comportamentais. A ânsia por novas e intensas experiências, pode levar o adolescente à riscos, como uso de substâncias psicoativas (SPA). A capacidade moral do indivíduo é imprescindíveis na tomada de decisão (usar ou não SPA?) sendo essas habilidades desenvolvidas desde a infância.

Objetivos

Objetivo: Avaliar o risco do uso de SPA e o nível do desenvolvimento moral de adolescentes do ensino médio.

Delineamento e Métodos

Método: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo com enfoque descritivo (Paracer: 3.278.940). Participaram 15 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Anízio Teixeira, do município de Marabá, Pará. Os instrumentos utilizados foram: questionário CRAFFT/CESARE para rastreamento de uso de SPA, questionário socioeconômico e Teste de Competência Moral. A coleta de dados foi conduzida em forma de entrevista individualizada e o tempo de cada entrevista foi de 30 minutos. Foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 22.0 para análise descritiva dos dados.

Resultados

Resultados: Quinze (100%) adolescentes apresentam entre 16 e 18 anos, predominando sexo masculino 9 (60%). As classes econômicas B2, C1 e C2 prevaleceram com 27% cada uma. Vinte por cento dos alunos apresentaram risco positivo e 7% suspeita de dependência de SPA's. Houve predomínio dos estágios 1 (33%) e estágio 2 (27%). E a média do nível de competência moral geral correspondeu a 32.19 pontos.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Houve risco para o uso de SPA e a maioria dos alunos apresentou estágios inferiores do desenvolvimento moral.

Palavras-chave

Palavras-chave: Adolescente, Desenvolvimento moral, Questionário, Abuso de substâncias psicoativas.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

Adharsia Melissa Dias Marinho, Athos Ricardo Moraes Bastos Damasceno, Dayane Diniz Martins, Laís Balla Lucena, Ivete Furtado Ribeiro Caldas