15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Wernicke-Korsakoff: Relato de caso

Introdução/Fundamentos

A encefalopatia de Wernicke (EW) é causada por deficiência nutricional de tiamina, caracterizada por quadro agudo, composto pela tríade de ataxia de marcha, oftalmoplegia e confusão mental, a qual requer tratamento precoce para prevenir prognósticos sombrios. A Síndrome de Korsakoff (SK) refere-se a uma complicação neurológica crônica, que ocorre como consequência da EW, a qual evolui com alteração de memória e confabulação.

Objetivos

Tem como objetivo ratificar a importância dessa enfermidade, devido ao fato de ser subdiagnosticada, além de aumentar o banco de dados em relação a esse tipo de moléstia, pois mesmo tendo alta taxa de letalidade, é pouco relatada na literatura.

Caso

Paciente do sexo masculino, 56 anos, negro, é encaminhado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas devido à libação alcoólica. Na admissão, apresentava quadro de confusão mental, alucinação, ataxia de marcha, confabulação e alteração da memória anterógrada. Após entrevista com os familiares, evidenciou-se que o paciente era alcoolista de longa data, com consumo médio de 1 litro de bebida destilada por dia, que o início dos sintomas ocorreram de forma súbita e sem episódio semelhante prévio. Ao exame físico, foi observado presença de desidratação importante, caquexia, mucosas hipocoradas, desorientação no tempo e espaço, tremores em ambos membros superiores e força muscular grau III. Aos exames laboratoriais, foram evidenciadas alterações de enzimas hepáticas. À ultrassonografia de abdome total, observou presença de esteatose hepática grau II e na tomografia computadorizada de crânio não foi evidenciado alterações. Durante a internação, foi realizado reposição de tiamina endovenosa por 7 dias, obtendo melhora parcial da confusão mental e ataxia, porém permanência das alterações de memória e confabulação. Recebeu alta hospitalar, com prescrição de 100 mg de tiamina por dia, tal qual, follow up, com serviço de psiquiatria.

Conclusões/Considerações finais

A Síndrome de Wernicke-Korsakoff possui alta taxa de mortalidade por ser subdiagnosticada, contudo, o início do tratamento precoce, pode modificar o prognóstico. Uma vez estabelecida a SK, o prognóstico torna-se sombrio. Dessa forma, ratifica-se a importância da abordagem social do etilismo crônico, por ser um dos pilares para o aparecimento do quadro.

Palavras-chave

Síndrome de Wernicke-Korsakoff; Tiamina; Alcoolismo; Confabulação; Confusão Mental

Área

Clínica Médica

Autores

Roberto Navarro Rocha Filho, Luiza Lima Oliveira, Júlia Carrara Vieira, Priscilla Rodrigues Saggioro, Paula Moreira Navarro Rocha, Valério Hipólito