15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RESVERATROL: UMA NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DA TOXOPLASMOSE

Fundamentação/Introdução

Durante o desenvolvimento do sistema nervoso central, as células têm a tarefa de proliferar, diferenciar, migrar e morrer de modo altamente preciso. Entretanto, sabe-se que o Toxoplasma gondii, parasito intracelular, desempenha um papel importante modulando a determinação do destino neural. Considerando que a toxoplasmose é uma doença parasitária com ampla distribuição mundial, grande potencial zoonótico e difícil tratamento.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do resveratrol (RSV), um potente antioxidante natural encontrado em uvas, na proliferação/auto renovação e migração de células progenitoras neurais (CPNs) obtidas de embriões infectados experimentalmente com Toxoplasma gondii.

Delineamento e Métodos

Para o estudo de caráter experimental, os animais foram experimentalmente infectados com T. gondii e tratados com RSV (0.1-100 µM). As CPNs foram obtidas da zona subventricular de embriões infectadas com cepa VEG de T. gondii. Dessa forma, as CPNs proliferam na presença de fatores de crescimento (EGF e FGF2) tornando-se multipotentes e formando neuroesferas. O tamanho das neuroesferas, a proliferação e a migração foram avaliadas por citometria de fluxo e microscopia respectivamente.

Resultados

Os resultados demonstraram que o T. gondii foi capaz de amentar o tamanho (80%) das CPNs e a migração (50%) influenciando no desenvolvimento celular (P<0.05). Por outro lado, o tratamento com 0.1- 10µM RSV restaurou os efeitos induzidos pelo parasito reduzindo a taxa de migração celular (± 50%) quando comparados ao grupo controle (P<0.05).

Conclusões/Considerações finais

Juntos, os resultados obtidos neste estudo poderão contribuir para a elucidação dos mecanismos de ação do resveratrol na regulação neural em camundongos infectados com T. gondii, colaborando para melhor entender o processo de patogenia da doença e prever aplicações terapêuticas de reparo neural na toxoplasmose.

Palavras-chave

Neurotoxoplasmose, resveratrol, neurogênese.

Área

Clínica Médica

Autores

Luiz Felipe Dias Carli, Nathieli Bianchin Bottari, Aleksandro Schafer Da Silva, Vera Maria Melchior Morsch, Maria Rosa Chitolina Schetinger