15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Programetes de saúde: o auxílio da rádio comunitária para difundir a importância da proteção contra o HPV em uma cidade da Região do Vale do Itajaí

Fundamentação/Introdução

Os programetes veiculados pelas rádios têm por objetivo divulgar mensagens que contenham ensinamentos1. Sabe-se que os meios de comunicação são importantes para popularizar informações de saúde2. Sendo o Papilomavírus Humano (HPV) um vírus altamente contagioso, cujas estimativas chegam a 291 milhões de mulheres infectadas no mundo, percebe-se que este é um problema de saúde pública do país. Por isso, é de extrema importância propagar informações de promoção de saúde e prevenção de infecções pelo HPV.

Objetivos

Utilizar o meio de comunicação das rádios comunitárias para transmitir informativos sobre prevenção de infeção por HPV, além de métodos de rastreio.

Delineamento e Métodos

Relato de experiência de produção de programetes de serviço sobre HPV que foram, posteriormente, gravados e transmitidos via rádio comunitária. Os programetes criados foram produzidos levando em consideração as informações mais importantes que deveriam chegar na população e consistiam em perguntas e respostas.

Resultados

Programete 1: “Você sabe o que é HPV? É um vírus altamente contagioso capaz de infectar homens e mulheres. A transmissão acontece principalmente durante as relações sexuais. O principal sinal de infecção é o aparecimento de verrugas em região genital e anal. Mas não se engane, a infecção pode permanecer no seu corpo por muitos anos mesmo sem dar sinais. Em caso de dúvidas, procure um médico!”. Programete 2: “HPV e rastreamento, você está em dia? O exame Papanicolau, também chamado de preventivo, é um exame ginecológico que identifica as lesões do colo do útero causado pelo HPV. Este exame pode ser realizado em qualquer unidade básica de saúde. Se você tem de 25 a 65 anos e já iniciou a vida sexual, já é possível coletar. Fique em dia com sua saúde!”. Programete 3: “Tem vacina para o HPV? A vacina contra o HPV é gratuita e é a medida mais eficaz para prevenir contra a infecção pelo vírus. Está indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14, além de portadores do vírus HIV e pessoas de 9 a 26 anos que já realizaram algum transplante. Não deixe de se vacinar!”.

Conclusões/Considerações finais

Os programetes traziam informações sobre HPV, contágio, sintomas, rastreio e prevenção. A importância do tema fez-se necessário devido aos altos índices de morte por câncer de colo uterino, causado pelo HPV, a qual é uma doença que quando tratada e diagnosticada precocemente apresenta um bom prognóstico. Sendo a rádio um instrumento de comunicação com a população, é importante usarmos esse instrumento a favor do serviço de saúde.

Palavras-chave

comunicação, saúde, HPV

Área

Clínica Médica

Autores

Gabriela Marcos, Beatriz Correa Pamplona, Gislaine Antunes Rodrigues, Maiara Pandolfo, Maria Luísa Fagundes França