15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A excepcional associação na Síndrome Magic

Introdução/Fundamentos

O acrônimo MAGIC (Mouth And Genital ulcers with Inflamed Cartilage) designa uma síndrome de provável origem autoimune, que caracteriza uma rara associação de manifestações de duas doenças inflamatórias: Doença de Behçet (DB) e Policondrite Recidivante (PR). Pacientes com síndrome Magic apresentam úlceras aftosas orais e genitais e condrite (auricular, nasal ou do trato respiratório), podendo também manifestar aneurismas arteriais e outros sinais e sintomas comuns a doenças reumáticas, como alterações oculares, pseudofoliculite, poliartrite migratória, glomerulonefrite e envolvimento do sistema nervoso central.

Objetivos

Relatar um caso de paciente apresentando condrites, altamente sugestivas de Policondrite Recidivante, associadas a úlceras orogenitais, características de Doença de Behçet, demonstrando a rara manifestação da Síndrome MAGIC.

Caso

J.K, feminino, 50 anos, previamente hígida, procura atendimento relatando episódios recorrentes de edema palpebral e edema nasal associado à dor, com início há 3 meses, ambos com boa resposta à corticoide. Refere que há 1 ano vem apresentando úlceras orais recidivantes, sendo que nos últimos 3 meses não há remissão deste quadro. Concomitante a isso, notou surgimento de lesões papulopustulosas em face, couro cabeludo e região glútea. Apresentou, ainda, episódios de úlceras genitais e hiperemia, dor e edema em pavilhões auriculares. Ao exame físico, evidenciado úlceras orais, úlceras genitais e pseudofoliculite em couro cabeludo, em face e em região glútea. Solicitado tomografia de tórax e seios da face, e exames laboratoriais (hemograma, sorologias, creatinina, fator reumatóide, ANCA), todos sem alterações. Baseado na apresentação clínica de úlceras orogenitais associado a condricte, a paciente foi diagnosticada como portadora de Síndrome Magic.

Conclusões/Considerações finais

O compartilhamento de manifestações clínicas entre a DB e a PR sugere um mecanismo fisiopatológico comum de provável origem autoimune. Apesar de rara, deve-se atentar para suas manifestações devido a sua potencial morbimortalidade decorrente de seu comprometimento sistêmico.

Palavras-chave

Síndrome Magic. Doença de Behçet. Policondrite Recidivante.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Santa Catarina - Brasil

Autores

Amanda Martinez Slomp, Gabriela Aparecida Schiefler Gazzoni, Rafaella Gaya Rosa