15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS EM SUPERIDOSOS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA

Fundamentação/Introdução

A incidência da doença renal crônica (DRC) tem aumentado significativamente nos últimos anos, sendo que o censo de diálise revela 40 mil novos pacientes em 2017
No Brasil, e a fila de espera para transplante renal encontrava-se em 31 mil pacientes, tornando-as um dos maiores desafios atuais da saúde pública. Os cuidados paliativos (CP) e a diálise (HD) são possíveis formas de abordagem de tratamento nessa população, Tendo em vista o aumento do interesse na introdução de CP em pacientes portadores de DRC, a motivação para nossa revisão é avaliar a implantação de CP nessa população, tendo em vista tratar-se de método que proporciona melhora da qualidade de vida, prevenindo e aliviando o sofrimento por meio da identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e de outros sintomas de ordem física, psicossocial e espiritual.

Objetivos

Este estudo tem como objetivo apresentar os principais achados da literatura publicada sobre ‘A forma como a doença renal crônica sem indicação de diálise é abordada no campo dos cuidados paliativos em superidosos’.

Delineamento e Métodos

O método utilizado foi revisão integrativa a partir de levantamento de dados nas bases de dados PUBMED e BVS com os seguintes descritores: doença renal crônica AND cuidados paliativos AND NOT diálise real AND idoso de 80 anos ou mais; chronic renal disease AND palliative care AND NOT renal dialysis AND aged, 80 and over. Foram capturados 184 estudos, sendo 62 artigos selecionados para análise de texto completo. Destes, 25 artigos foram considerados dentro da pergunta de pesquisa.

Resultados

Dos artigos selecionados, a abordagem de CP foi feita em pacientes com DRC avançada (estágios IV e V). Dos pacientes selecionados para estes cuidados, muitos apresentavam um prognóstico ruim e, na maioria das vezes, pouco tempo de vida. Ainda, não houve um detalhamento de como a abordagem paliativa foi feita, havendo escassez de informação sobre as medidas tomadas. Outrossim, não há abordagem da terminalidade nos pacientes com DRC estágios IV e V, pois supõe-se que ao existir a possibilidade de diálise, não há necessidade de abordar outras possibilidades de tratamento ou os desejos de fim de vida.

Conclusões/Considerações finais

Observamos que a abordagem conservadora na maioria das vezes não é oferecida para pacientes com DRC. Faltam estudos detalhados sobre CP em pacientes superidosos com DRC. Nesse contexto, destacamos a necessidade de se incentivar o estudo desse tema.

Palavras-chave

Chronic renal disease; palliative care; renal dialysis; aged, 80 and over.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Pequeno Príncipe - Paraná - Brasil, Liga Acadêmica de Nefrologia das Faculdades Pequeno Príncipe - Paraná - Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

ANDRÉ LUIZ CARVALHO FERREIRA, RENÉ SCALET dos SANTOS NETO, VALÉRIA CAROLINA ARMAS VILLEGAS, JULIA LOEWEN SAVARIS, MICHELLE CARMINATTI