15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Polimiosite em paciente jovem do sexo masculino

Introdução/Fundamentos

A polimiosite (PM) é uma forma de miopatia inflamatória idiopática caracterizada clinicamente por fraqueza muscular proximal e simétrica de cinturas escapular e pélvica, com evolução gradual e progressiva. Após a exclusão de outras etiologias, como infecciosas e neuroendócrinas, o diagnostico é confirmado se preenchidos critérios pré-definidos como fraqueza muscular proximal das cinturas pélvica e escapular, evidência de miosite à biópsia muscular, elevação de qualquer enzima muscular sérica e eletromiografia compatível com miopatia. A incidência anual é estimada em menos de 10 casos por milhão de indivíduos. Afeta mais as mulheres numa proporção 2:1, havendo um pico bimodal de surgimento entre os 5-15 e os 45-65 anos.

Objetivos

Relatar um caso de polimiosite em paciente do sexo masculino diagnosticado na terceira década de vida, com clínica e exames complementares compatíveis com a doença.

Caso

A.C.O, 37 anos, masculino, deu entrada no serviço devido quadro arrastado de edema em interfalanges de ambas as mãos, joelhos e tornozelos, artralgia, rigidez matinal e dor contínua de intensidade 7/10 com inicio a 7 meses da admissão. Por volta de 4 meses diminuição do libido sexual e evoluindo progressivamente com astenia, queda e afilamento capilar, dispneia aos esforços, dificuldade em segurar objetos, perda de força muscular mais acentuada em MMSS, além de uma perda ponderal de 13kg desde o inicio do quadro por dificuldade em deglutir alimentos e apresentar “engasgos” frequentes. Procurou atendimento por diversas vezes e notou melhora clínica importante quando era prescrito corticoterapia, a qual fez uso por conta própria por um período prévio ao diagnóstico. Exames iniciais apresentaram TGO 537, TGP 361, DHL 3014, CPK 7726. Durante investigação resultado laboratoriais demonstraram anticorpos positivos FAN 1:320 nuclear pontilhado fino e 1:640 nucleolar, anti-RNP 0,8. Anti-Jo negativo, anti-DNA não reagente. Realizado biopsia muscular com achados compatíveis de polimiosite. Iniciado prednisona e metotrexate com melhora importante do quadro clinico e laboratorial.

Conclusões/Considerações finais

O paciente apresenta sintomas característicos da doença, assim como auto-anticorpos positivos e histopatológico clássicos da PM. No entanto, o sexo e a idade de apresentação da doença são incomuns na literatura.

Palavras-chave

Polimiosite, sexo masculino, fraqueza muscular

Área

Clínica Médica

Autores

Bárbara Cristina dos Satos Ribeiro Leite, Bárbara Cristina dos Satos Ribeiro Leite, Vinícius Balen Ronsoni, Vinícius Balen Ronsoni, Ronan Reginatto, Ronan Reginatto, Brunna Polari Leitao, Brunna Polari Leitao, Mariana Abrantes de Pina Afonso, Mariana Abrantes de Pina Afonso