15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência renal aguda com plaquetopenia em acidente com lonomia sp: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

Acidentes por animais peçonhentos têm grande importância médico-sanitária, tanto pela alta incidência quanto pela possível gravidade, como os causados por lagartas do gênero Lonomia sp.

Objetivos

Demonstrar caso de lepdopterismo por Lonomia sp no município de Almirante Tamandaré – PR, com apresentação clínica atípica.

Caso

M.M.B, feminino, 62 anos, hipertensa, veio encaminhada com 3 dias de evolução, por quadro clínico de oligúria e contato com lagartas (Lonomia sp), no municipio de Almirante Tamandaré-PR. Relatou que no momento do acidente, apresentou dor intensa que irradiava para axila, edema e hipertermia local. No dia seguinte buscou atendimento na UPA, sendo diagnosticado um possível quadro alérgico. Recebeu alta com manejo sintomático por meio de analgésicos e anti-histamínicos. Retornou ao serviço médico no 3º dia com oligúria e foi internada. Os exames laboratoriais de admissão hospitalar revelaram creatinina 8,7 mg/dL, uréia 223 mg/dL, taxa de filtração glomerular (TFG) de 4ml/min/1.73m²; plaquetopenia (73.000); Apresentava acidose metabólica com hipercalemia; PCR elevada; proteinúria e esterase leucocitária no parcial de urina. A paciente encontrava-se anúrica, com edema periférico, equimoses localizadas e hipertensão arterial. Recebeu o diagnóstico de Insuficiência Renal Aguda e foi prescrito terapia substitutiva renal. Na tentativa de punção de veia jugular interna, houve sangramento que resultou em hematoma cervical, tratado conservadoramente. No 3º dia de internamento foi realizado acesso venoso central (veia femoral) e a paciente realizou sessão de hemodiálise (HD). Necessitou de 2 unidades de concentrado de hemácias devido à queda da hemoglobina (5,9g/dl). No 6º dia de internamento a paciente teve diurese espontânea e foi suspensa a HD. Recebeu alta no 25º dia de internamento, com melhora clínica.

Conclusões/Considerações finais

Acidentes com Lonomia sp são potencialmente graves e requerem atenção e conhecimento por parte da equipe assistente, principalmente no diagnóstico, estadiamento e tratamento, reduzindo a morbi-mortalidade. É fundamental a instauração da soroterapia específica precoce, bem como, da discussão clínica com os CIATOX. O presente caso é o primeiro caso notificado em Almirante Tamandaré – PR. Além disso, enfatiza-se que este foi um caso raro deste tipo de acidente, uma vez que a paciente evoluiu com anemia, IRA, manifestações clínicas hemorrágicas, e trombocitopenia.

Palavras-chave

Erucismo; Lepdopterismo; Lonomia sp; Plaquetopenia; Insuficiência renal;

Área

Clínica Médica

Autores

Rafaela Lima Camargo, Daniel Emílio Dalledone Siqueira, Marlene Entres, Ramon Cavalcanti Ceschim, Tatiane Cristina Brites Dombroski