15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Análise de segurança e eficácia de um suplemento nutricional desenvolvido para prevenção de fadiga para esclerose múltipla

Fundamentação/Introdução

A preocupação com as doenças neurodegenerativas tem sido crescente. O principal motivo é o envelhecimento da população mundial. Algumas doenças neurodegenerativas são diagnosticadas mais frequentemente: Doença de Alzheimer, Parkinson e Esclerose Múltipla, por exemplo. Estão sendo desenvolvidos estudos que buscam identificar fármacos e suplementos alimentares que tenham ação preventiva sobre o avanço das doenças neurodegenerativas. Entretanto, até o presente momento, são escassos os estudos do tipo ensaio clinico que demonstram eficácia e segurança de alguns compostos. Além disto, a grande maioria dos estudos desenvolvidos se concentraram em avaliar uma única molécula bioativa, o que parece não ser o suficiente para controlar sintomas oriundos de uma doença altamente complexa. Com base neste contexto foi concebido um novo produto, a base de café enriquecido com extratos de pó de semente de guaraná (Paullinia cupana, (Kunth)), L- carnitina e selênio.

Objetivos

Investigar indicadores de eficácia e segurança do suplemento via análises in vitro em células neuronais e do sangue periférico.

Delineamento e Métodos

Foram cultivas células neurais SH-SY5Y e também células totais do sangue periférico humano (CTSPH) em condições controladas. As mesmas foram tradadas com diferentes concentrações do suplemento (0,34;0,68;1,37;2,74;3,48mg/mL). Essas foram avaliadas quanto sua citotoxicidade através dos testes de Free dsDNA (Picogreen) e citometria de fluxo (anexina V + iodeto de propideo) após 24h de tratamento. Verificado também a modulação de marcadores do metabolismo oxidativo via ensaios espectrofotométricos.

Resultados

Importante ressaltar que esses resultados são resultados iniciais de um estudo translacional, o qual está sendo desenvolvido um ensaio clinico. No entanto nos primeiros resultados in vitro verificamos que não houve citotoxicidade nas células neurais e periféricas. E o mesmo não demostrou efeito oxidativo sobre as células, sendo que no teste da DCFH-DA tanto em CTSPH quanto em SHSY5Y ocorreu uma diminuição, mostrando um efeito antioxidante.

Conclusões/Considerações finais

Apesar das restrições metodológicas relacionada aos protocolos in vitro, nossos resultados sugerem que suplemento a base de guaraná, L-carnitina e selênio teria um grande potencial a ser estudado para o desenvolvimento de um suplemento para diminuição da fadiga em pacientes portadores de doenças neurodegenerativas.

Palavras-chave

Guaraná, Selênio, L-Carnitina, doenças neurodegenerativas.

Área

Clínica Médica

Instituições

Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade - Amazonas - Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Wilson Baldin Zatt, Verônica Farina Azzolin, Fernanda Barbisan, Cibele Ferreira Teixeira, Ivana Beatrice Manica da Cruz, Euler Esteves Ribeiro