15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ETIOLOGIA NÃO CONVENCIONAL DE EMBOLIA PULMONAR: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Embolia Pulmonar se caracteriza por uma obstrução da vascularização arterial derivada por algum material, comumente trombos, derivados de algum outro local do corpo. Diversas etiologias podem existir para essa patologia, algumas delas inéditas.

Objetivos

Descrever e discutir o relato de caso de um paciente adulto do sexo feminino com diagnóstico de êmbolos sépticos pulmonares cuja etiologia fora perfuração colônica por palito de dente.

Caso

Paciente do sexo feminino, adulta, 54 anos, natural e procedente de Pelotas, procura auxílio médico de urgência com queixas de dispneia e dor torácica agudas. Familiar relata história de dor abdominal difusa precedendo o quadro respiratório. Internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), foi investigado quadro de septicemia e múltiplas lesões escavadas no parênquima pulmonar identificadas em tomografia computadorizada do tórax realizada durante internação na UTI. Dentre outros exames complementares, solicitou-se exame tomográfico abdominal, que demonstrou a etiologia do quadro clínico: uma perfuração do cólon sigmoide determinada por corpo estranho, caracterizado como palito de dente por suas características ao método de imagem. Paciente foi submetida a colonoscopia para retirada do corpo estranho e recebeu antibioticoterapia, seguindo com melhora clínica. Paciente evoluiu com alta hospitalar. Dados epidemiológicos mostram que há aproximadamente 100.00 mortes por Embolia Pulmonar a cada ano nos Estados Unidos e cerca de 300.000 mortes anuais na Europa. O sexo mais atingido é o masculino, com incidência global aumentando conforme a idade. Algumas populações têm maiores chances de iniciar quadro de Embolia Pulmonar, como pacientes oncológicos, grávidas, hospitalizados, trombofílicos e os que têm próteses, porém desenvolver tal patologia por ingesta de palito de dente é algo incomum.

Conclusões/Considerações finais

A Embolia Pulmonar é um quadro relativamente comum, que pode levar à morte. Possui uma série de etiologias convencionais, mas não se restringe a elas. É uma entidade clínica que merece importante atenção, principalmente em regimes de plantão.

Palavras-chave

Medicina de Emergência; Radiologia; Cuidados Críticos.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Católica de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Guilherme Pitol, Rafaela Paulino, Lucas Rodrigues Mostardeiro, Guilherme Duarte Torre, Ângela Faistauer