15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Estudo de avaliação do tratamento de hepatite C com drogas antivirais de ação direta (DAA) em duas unidades de referência de Infectologia na região metropolitana de Florianópolis.

Fundamentação/Introdução

Devido à recente introdução das drogas de ação antiviral direta (DAA) contra o vírus da Hepatite C (HCV) no Brasil, a literatura científica necessita de informações sobre os resultados de vida real desta terapia no país.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil dos indivíduos portadores de HCV na região metropolitana de Florianópolis em uso de DAA, sua taxa de cura e a incidência de efeitos adversos.

Delineamento e Métodos

Estudo do tipo descritivo observacional transversal, realizado por meio de dados de prontuários de 66 portadores de HCV, que fizeram uso de DAA e realizam acompanhamento no Hospital Regional Homero de Miranda Gomes ou no Ambulatório médico de especialidades da UNISUL (AME), no período compreendido entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017. A análise estatística foi realizada por meio do software SPSS 18.0.

Resultados

Entre os participantes do presente estudo houve maior frequência do sexo masculino (57,6%), cor branca (93,8%), não-casados (51,7%) e acima de 50 anos (72,7%). Predomínio do genótipo 1 (62,9%), diagnosticado há menos de 10 anos (80,3%), não cirróticos (64,3%) e não coinfectados com HIV (56,1%) e HBV (93,9%). O tratamento mais utilizado foi Sofosbuvir + Daclatasvir ± Ribavirina (94%), duração do tratamento de 12 semanas (92,4%). Observou-se baixa incidência de efeitos adversos (18,2%) e elevada taxa de cura (95,7%).

Conclusões/Considerações finais

O presente estudo demonstrou que na população analisada houve dominância de homens brancos, sem comorbidades associadas, que não vivenciaram efeitos colaterais e que obtiveram a cura da doença após o tratamento com as DAA.

Palavras-chave

HCV; Chronic hepatitis C; Combined Modality Therapy.

Área

Clínica Médica

Autores

Milena Christy Rocha de Oliveira