15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS MANOBRAS DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR POR ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE OBTIDO ATRAVÉS DE UM CURSO TEÓRICO-PRÁTICO

Fundamentação/Introdução

A realização de um curso teórico-prático para atendimento de vítimas em parada cardiorrespiratória (PCR) e a avaliação da eficácia do ensino-aprendizagem das manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) têm-se mostrado importantes para capacitar adequadamente estudantes e profissionais da área da saúde de forma a impactar na melhoria do atendimento e na sobrevida da população.

Objetivos

Avaliar o ensino e a aprendizagem das manobras de RCP obtidos por estudantes da área da saúde através de um curso teórico-prático de atendimento a vítimas de PCR.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal, observacional e prospectivo. A amostra foi composta por 87 indivíduos, sendo 36 do sexo masculino e 51 do feminino. A média de idade foi de 21,6 ± 4,44 anos. O desempenho foi avaliado em 11 itens, seguindo o resumo dos componentes para atendimento à vítima em PCR, antes e imediatamente após a realização do curso. Cada acerto foi correspondente a um ponto, com pontuação mínima de 0 e máxima de 11. Utilizou-se o teste t-Student para amostras pareadas com o objetivo de determinar se a diferença entre o desempenho pré e pós curso apresentaria significância estatística, considerando-se como significativos os valores de p<0,05.

Resultados

Ao avaliar-se a média ponderada do desempenho individual, obtivemos média pré e pós-teste, respectivamente, de 1,05 ± 1,93 e de 8,82 ± 1,59 pontos. Anteriormente ao curso, 61 dos 87 participantes (70,1%) não obtiveram acerto em todos os itens e nenhum conseguiu pontuar 8 ou mais. Após o treinamento, 57 candidatos (65,5%) pontuaram um escore de 9 ou mais e 31 indivíduos foram capazes de acertar 10 ou 11 itens (35,6%). Houve uma diferença estatisticamente significativa entre a pontuação dos indivíduos antes e após a realização do curso (p<0,001).

Conclusões/Considerações finais

Houve uma melhora bastante importante no desempenho dos indivíduos após a realização do curso teórico-prático das manobras de RCP para o atendimento de uma PCR, o que corrobora com o fato de que a educação em saúde é um método bastante rico para o ensino e para a aprendizagem de estudantes da área da saúde, sendo capaz de impactar diretamente sobre a saúde da população.

Palavras-chave

Ensino em saúde; reanimação cardiopulmonar; RCP; treinamento; educação

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Helena Marcon Bischoff, Liana Vitória Marchezi, Tilaê Steinmetz Soares, Tainá Silveira Alano, Ingrid Stéfanie Sarmento Debaco, Rafael Fabiano Machado Rosa