15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Resolução de tamponamento cardíaco em Centro de Terapia Intensiva

Introdução/Fundamentos

O derrame pericárdico é caracterizado pelo surgimento de líquido entre os folhetos pericárdicos oriundo de algum desequilíbrio no corpo como, por exemplo, uma metástase de um tumor não cardíaco. Esse excesso de líquido aumenta a pressão intrapericárdica, diminuindo o enchimento cardíaco ocasionando um tamponamento. Esse derrame pode ser assintomático na ausência de tamponamento cardíaco; entretanto, na presença deste, encontramos dispnéia, turgência jugular, face pletórica e edema. Além disso, podemos utilizar exames complementares para o diagnóstico de derrame pericárdico, tais como o eletrocardiograma, a radiografia torácica e o ecocardiograma, este considerado o mais sensível e específico é também escolhido para diagnosticar e tratar tamponamento cardíaco. No tratamento, realizamos a pericardiocentese puncionando o líquido com auxilio do ecocardiograma para guiar a agulha.

Objetivos

Relatar um caso clínico de tamponamento cardíaco oriundo de uma neoplasia pulmonar.

Caso

N. J., masculino, 52 anos, músico. Paciente internado no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) para tratamento de neoplasia pulmonar direita em estágio IIIB. Encaminhado para UTI devido a quadro de insuficiência respiratória aguda. Paciente encontrava-se em anasarca, com turgência jugular, fácie pletórica, murmúrios vesiculares diminuídos em bases, bulhas hipofonéticas, pressão arterial (PA) de 80/40mmHg, frequência respiratória de 145bpm, saturando 89% e anúrico. Optou-se por intubação orotraqueal em sequência rápida e acesso venoso central na veia jugular interna sem intercorrências. Após isso, paciente apresentou queda de PA mesmo com a introdução de Noradrenalina a 50ml/h. Devido ao quadro clínico e por uma tomografia de tórax prévia que apresentava pequeno derrame pericárdico de 45ml suspeitou-se de um tamponamento cardíaco. Iniciou-se a pericardiocentese com o auxílio do ecocardiograma e em seguida foi realizada punção com retirada de 380ml de sangue. Paciente evoluiu para resolução do choque, da hipoxemia e dos sinais de insuficiência cardíaca após o tratamento instituído.

Conclusões/Considerações finais

Devido à importância e a necessidade de rápidas condutas terapêuticas em casos de tamponamento cardíaco, devemos cada vez mais discutir o tema para oferecer o melhor manejo possível aos pacientes. Pacientes com diagnósticos tardios têm aumento na taxa de mortalidade, seja por um desconhecimento por partes dos profissionais ou pela falta de recursos para uma intervenção adequada.

Palavras-chave

Derrame pericárdico, tamponamento cardíaco, pericardiocentese

Área

Clínica Médica

Instituições

ULBRA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Bruno Seligmann Rodrigues, Leonardo da Silva Santos, Pedro Enrique Stumm Pires, Glauber Gasperin, Rafael Tortato Fernandes, Carlos Francisco Pereira do Bem