15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

MANIFESTAÇÕES CARDIOVASCULARES DA CHIKUNGUNYA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Fundamentação/Introdução

Segundo último boletim epidemiológico, 131.749 casos prováveis de CHIKV no país, sendo que o Nordeste apresentou a maior taxa de incidência – 169,8 casos/100 mil hab., entretanto, apesar das manifestações típicas não incluírem comprometimento do sistema cardiovascular, essas manifestações trazem grande morbimortalidade e não estão completamente mapeadas na literatura.

Objetivos

Revisão sistemática da literatura a partir da seguinte pergunta norteadora: quais contribuições práticas a literatura científica atual tem a oferecer acerca das manifestações cardiovasculares de chikungunya?

Delineamento e Métodos

Revisão Sistemática da literatura através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e do PubMed utilizando os seguintes descritores: #1“Chikungunya” [MeSH]; #2“cardiovascular manifestations” [MeSH]. Bem como seus equivalentes em língua portuguesa entre junho de 2007-janeiro de 2018.

Resultados

A literatura delineia como possíveis sintomas hipotensão, fenômeno de Raynauld, miocardite, arritmias, cardiomiopatia dilatada, choque e insuficiência cardíaca. Os estudos pontuam que países como Sri Lanka, Malásia, Venezuela e Colômbia tem altos índices de manifestações cardiovasculares. Sendo, classicamente, um surto de casos relatado nas Ilhas Reunion, em 1970, no qual ocorreu casos de insuficiência cardíaca em 50% da amostra. Outro fator importante é que, em pacientes previamente diabéticos infectados com chikungunya o controle glicêmico foi mais difícil de ser obtido quando comparado com àqueles não diabéticos, aumentando assim, seu risco cardiovascular.

Conclusões/Considerações finais

O risco de fenômenos cardiovasculares graves em pacientes com chikungunya reforça a necessidade de se instituir protocolos arrojados buscando prevenir e controlar a infecção, bem como mobiliza a comunidade acadêmica a refletir acerca da morbimortalidade da doença além das manifestações osteoarticulares.

Palavras-chave

Cardiologia; Chikungunya; Clínica Médica; Revisão sistemática

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Cariri - Ceará - Brasil, Programa de Residência em Clínica Médica - Santa Casa de Misericórdia - Ceará - Brasil

Autores

Jucier Gonçalves Júnior, Marília Oliveira Bringel, Giselle Vasconcelos Liberato, Leonardo Rodrigues Morais, Leonardo Oliveira Cavalcante, Estelita Lima Cândido