15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Aspectos fundamentais no diagnóstico da mastite granulomatosa idiopática

Introdução/Fundamentos

A mastite granulomatosa idiopática é uma condição inflamatória rara da mama de caráter crônico e benigno. Sua prevalência é maior em mulheres em idade reprodutiva e que amamentam. Em função de possuir características radiológicas que mimetizam tanto malignidade ou infecção aguda da mama, costuma haver um atraso em seu diagnóstico, especialmente em países em desenvolvimento.

Objetivos

Entender o processo diagnóstico da mastite granulomatosa no caso relatado.

Caso

Paciente, sexo feminino, 33 anos. Teve 3 gestações, 3 partos cesáreos e nenhum aborto. Amamentou, em ordem cronológica de parto e duração da amamentação: 2 anos e 3 meses, 8 meses e 2 anos. Previamente hígida, nega tabagismo e etilismo. Relata história familiar positiva para câncer de mama. A mãe foi diagnosticada aos 62 anos, prima de 1º grau materna diagnosticada aos 30 anos e também apresenta uma tia materna com diagnóstico de câncer de mama e ovário aos 57 anos. No quadro clínico inicial apresentou mastalgia, área mais densa na mama direita e um nódulo no mamilo à direita. A primeira ultrassonografia demonstrou área de distorção arquitetural com sombras acústicas na mama direita entre 8 e 10 horas. Em meio a esta área, 2 nódulos irregulares, um às 8 horas com 1,4 cm e outro perioareolar às 9 horas com 0,9 cm. A classificação foi CAT 4C. A mama esquerda encontrava-se normal. Foram solicitados exames laboratoriais e também a biópsia por fragmento, a fim de obter material para análise histológica do tecido. A interpretação do material permitiu diagnosticar um processo inflamatório granulomatoso crônico agudizado com granuloma não caseoso. Os seguintes exames foram todos negativos: coloração de Ziehl-Neelsen, coloração de metenamina de prata de Grocott, cultura para bactérias, pesquisa de bactérias atípicas, PPD e radiografia de tórax, sorologia Anti-HIV 1 e 2. A junção desses métodos permitiu excluir causas infecciosas e autoimunes e, aliada à análise histopatológica, permitiu concluir o diagnóstico de mastite granulomatosa idiopática.

Conclusões/Considerações finais

A mastite granulomatosa idiopática pode configurar um verdadeiro impasse clínico do ponto de vista diagnóstico. Uma abordagem adequada requer a atuação multidisciplinar a fim de analisar aspectos radiológicos, cirúrgicos e patológicos. Um erro diagnóstico pode levar a extremos, seja o atraso no tratamento de um câncer de mama bem como a definição errônea de um tratamento cirúrgico, prolongando o curso clínico da doença.

Palavras-chave

mastite, mastite granulomatosa, neoplasias da mama

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Maria Luiza Martins Quartel, Flávia Aparecida Ferreira, Janaina de Matos Sarrizo de Lisboa, Amanda de Araújo Cancelier, Ana Carlla Soares de Assis