15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

NOTALGIA PARESTÉSICA: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA

Introdução/Fundamentos

A Notalgia Parestésica (NP) é definida como uma desordem benigna neurocutânea que envolve as raízes nervosas sensitivas dos cornos posteriores da coluna cervical e, principalmente da coluna torácica, geralmente através de uma compressão. É diagnosticada através de um prurido intenso e bem delimitado; excluindo outras causas dermatológicas. O tratamento da NP tende a ser multidisciplinar e individualizado visando a melhora da qualidade de vida do indivíduo.

Objetivos

Relatar caso de notalgia parestésica em paciente idoso com compressão radicular.

Caso

D. M., 74 anos, pedreiro. Relata que há mais de 10 anos possui um prurido inespecífico em região tôraco-dorsal de característica leve, difusa, com duração de horas, sem fatores de alívio e sem fatores de agravo. Paciente afirma que há dois anos teve piora progressiva do quadro até que há 15 dias busca o Ambulatório de Dermatologia referindo que o prurido se tornou intenso e localizado, especialmente a altura das vértebras torácicas 7 e 8 em região paravertebral, que irradiava para a linha axilar posterior de mesmo nível e que piorava somente quando vestia suas roupas, sendo necessário despir-se em público nas crises. Paciente refere uso constante de anti-histamínicos, corticoides e inúmeros cremes sem melhora alguma. Ao exame não foram identificadas lesões secundárias (escoriações) na coluna, apenas foi observado que a musculatura paraespinhal à altura de C7-T1 estava endurecida e que sua coluna era assimétrica com um leve desvio para a direita. No raio-x apresentou alterações degenerativas de coluna torácica, hipercifose torácica e moderada desmielinizarão óssea de corpos vertebrais; e uma ressonância magnética de coluna torácica que apresentou abaulamento discal ao nível das vértebras 7-8 e 8-9.

Conclusões/Considerações finais

Torna-se relevante a necessidade do conhecimento médico-clínico em diagnósticos diferenciais, principalmente para pacientes refratários a tratamentos de base e onde não há uma sintomatologia clara. Sabe-se que a notalgia parestésica é uma doença de difícil diagnóstico a qual necessita de um tratamento abrangente e multiprofissional, tanto com medicamentos bem como fisioterapia. Por isso, deve-se compreender sua etiologia e sua fisiopatologia para que se obtenha sucesso na conduta.

Palavras-chave

Notalgia Parestésica, Neurocutâneo, Prurido.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Extremo Sul Catarinense - Santa Catarina - Brasil

Autores

IVO MARCOS DARELLA LORENZIN FERNANDES NETO, GIOVANNA MELLER BURIGO, LUCAS DE BRIDA ANDRADE, MARIANNE ONGORATTO LUMI, LUIZ FELIPE DE OLIVEIRA BLANCO