15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE ACOMETIMENTO DOS SUBTIPOS DE CARCINOMA BASOCELULAR E SUA LOCALIZAÇÃO CUTÂNEA: UM ESTUDO RETROSPECTIVO EM UMA CIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

Fundamentação/Introdução

O carcinoma basocelular (CBC) é a neoplasia mais comum no mundo. Sua incidência vem aumentando em todos os países, o que o torna um importante problema de saúde pública no mundo.

Objetivos

Avaliar a distribuição dos subtipos histopatológicos de CBC e da sua localização cutânea na amostra estudada, além do perfil de acometimento do CBC em relação à localização cutânea de aparecimento dessas lesões por meio de laudos realizados nos laboratórios de patologia de uma cidade da região sul catarinense.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional retrospectivo, com coleta de dados secundários e abordagem quantitativa. Foram analisados um total de 301 laudos histopatológicos de CBC realizados nos laboratórios de patologia de uma cidade do extremo Sul Catarinense no período de 2015 a 2017.

Resultados

Em relação aos subtipos histopatológicos, o nodular esteve presente em 52,2% da amostra, o esclerodermiforme/infiltrativo em 28,2%, o superficial em 11,3%, o micronodular em 5,6%, o basoescamoso em 1,7% e o pigmentado em 1,0%. Quanto à localização cutânea, houve maior incidência da lesão em região de cabeça e pescoço (67,4%), seguido por tronco (17,1%), membro superior (12,0%), membro inferior (3,4%). A respeito da localização cutânea de CBC em cabeça e pescoço, o local mais acometido foi o nariz (32,4%), seguido da região periorbital (13,5%), fronte (9,9%), orelha (9,0%), têmpora (9,0%), região malar (6,3%), perilabial (6,3), pescoço (4,5%) e couro cabeludo (2,7%). Quando se correlaciona o subtipo histopatológico de CBC com a localização cutânea, espera-se maior número de lesões do subtipo superficial em membros superiores e em membros inferiores (p=0,037).

Conclusões/Considerações finais

O subtipo mais frequente de CBC é o nodular, e o local de maior prevalência de aparecimento das lesões é cabeça e pescoço, com maior incidência no nariz. Já o segundo subtipo mais comum é o esclerodermiforme/infiltrativo, o qual possui pior prognóstico. Além disso, quando se encontram lesões de CBC em região de membros inferiores, há maior probabilidade dessas lesões serem do subtipo superficial.
Com o conhecimento disso, podem-se realizar medidas de prevenção primária para a população a fim de evitar o aparecimento das lesões. E, caso apareçam, educar a população a buscar o auxílio médico precocemente. Por meio dessas medidas simples é esperado que se diminua a morbidade decorrente da doença e os gastos do sistema de saúde.

Palavras-chave

Carcinoma Basocelular, Neoplasias Cutâneas, Epidemiologia

Área

Clínica Médica

Autores

Gabriele Deolinda Spegel, Giovanna Meller Búrigo, Luana Boeira Rocha, Ivo Marcos Darella Lorenzin Fernandes Neto