15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Rastreio de Episódios Depressivos Maiores em um Serviço de Urgências e Emergências Médicas entre Alunos de uma Universidade Privada

Fundamentação/Introdução

Os distúrbios da saúde mental e o comportamento autodestrutivo tem relevância global e produzem intenso sofrimento pessoal. Nas universidades a depressão é um distúrbio muito prevalente, relacionado à grande demanda de trabalho e estudo, à fase de vida adaptacional e à exposição a situações altamente estressoras.
Motivados pelo crescente número de tentativas de suicídio em alunos, o Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP) e o Serviço de Urgências e Emergências Médicas (SUEM) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Curitiba, uniram forças para identificar precocemente e propor tratamento aos casos de depressão. Decidiu-se pela aplicação do questionário Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) àqueles que procurassem o SUEM por qualquer razão.

Objetivos

Identificar precocemente os casos de depressão pela aplicação e análise do PHQ-9 preenchido pelos alunos, propondo tratamentos conforme o diagnóstico e periculosidade.

Delineamento e Métodos

O instrumento utilizado no rastreio foi o questionário PHQ-9, validado para identificar casos de episódios depressivos maiores. Fez-se a revisão retrospectiva dos prontuários de alunos que preencheram o questionário PHQ-9, maiores de 18 anos, matriculados na graduação ou pós-graduação entre abril e julho de 2019. Os alunos que procuravam o SUEM eram convidados a preencher o questionário independente de suas queixas.
Todos que obtiveram escore maior que 14 passaram por avaliação médica imediata, avaliando-se a presença de sintomas de depressão maior, ocorrência de ideação suicida e planejamento, sendo então definida a conduta empregada em cada caso conforme sua estratificação e urgência.

Resultados

Dos 136 questionários preenchidos no período, 38 obtiveram uma pontuação maior que 14 no PHQ-9, o que é bastante específico para episódio depressivo maior. Do total, 6 alunos (4,4%) apresentaram alto nível de periculosidade (risco de suicídio) e receberam intervenção psiquiátrica imediata.

Conclusões/Considerações finais

A aplicação rotineira do PHQ-9 tem se mostrado eficaz para detectar sintomas depressivos maiores e ideação suicida em alunos que procuraram atendimento por diversas causas no SUEM. A análise desses dados nos permitiu identificar precocemente os casos de depressão e propor tratamentos. Também possibilitou dimensionar a demanda pela implantação de medidas educativas, de acolhimento, prevenção e atendimento aos alunos.

Palavras-chave

urgência, emergência, depressão maior, suicídio, rastreio, ideação suicida, PHQ-9.

Área

Clínica Médica

Autores

Priscilla Quinoli Becker, Vivian Alessandra Batista, Pedro Henrique Basso de Paula Lima Dietrich, David Esmanhotto, Renato Soleilman Franco