15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA DE OUTROS FÁRMACOS COTIDIANOS COM A VARFARINA

Fundamentação/Introdução

A varfarina está entre a classe de anticoagulantes orais com um número significativo de interações medicamentosas e por isso o seu uso deve ser criterioso.

Objetivos

O trabalho tem por objetivo avaliar os medicamentos em uso dos pacientes em um ambulatório de Nefrologia e a possível interação deles com a varfarina.

Delineamento e Métodos

Análise retrospectiva de 19 prontuários de pacientes de um ambulatório de Nefrologia, levando em consideração os medicamentos em uso e a possível interação deles com a varfarina.

Resultados

Dos 19 pacientes: 03 (15,78%) usavam ácido acetilsalicílico (AAS), que apresenta interação grave com a varfarina, aumentando o risco de sangramento sem monitorização rigorosa. Conduta: suspensão do AAS; 10 (52,63%) usavam hidroclorotiazida, que apresenta interação leve, mas sem maiores danos ao paciente. Conduta: monitorar a razão normalizada internacional (RNI) na fase inicial; 06 (31,57%) usavam espironolactona, que apresenta interação leve pois aumenta a excreção da varfarina. Conduta: monitorar RNI; 06 (31,57%) usavam furosemida, que apresenta interação leve por aumentar o nível de varfarina circulante. Conduta: monitorar RNI; 10 (52,63%) usavam estatina, que apresenta interação leve, aumentando a ação da varfarina, pode causar rabdomiólise e insuficiência renal aguda. Conduta: monitorar RNI; 13 (68,42%) usavam inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) ou bloqueadores de receptores da angiotensina (BRA), que não tem interação.

Conclusões/Considerações finais

Após análise dos dados coletados, percebe-se uma necessidade de maior atenção com o uso de diuréticos tiazídicos e de alça, com as estatinas e, principalmente, com o uso concomitante com o AAS. Deve-se destacar também que o uso de varfarina e IECA/BRA não apresenta interação, o que é positivo pela frequência e amplo uso que essa classe de anti-hipertensivos apresenta.

Palavras-chave

varfarina, anticoagulantes, interações-medicamentosas

Área

Clínica Médica

Instituições

Univates - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Edisom Paula Brum, Juliana de Souza, Mariana Hoefling Ruaro, Vitória Baségio Dall'agnol, Catiane Souza da Silva