15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O ENSINO DO BASIC LIFE SUPPORT PARA LEIGOS

Fundamentação/Introdução

A parada cardiorrespiratória (PCR) tem uma alta prevalência fora do meio hospitalar, sendo que uma a cada três das vítimas recebem atendimento no local por leigos. O Basic Life Support (BLS) realizado por leigos pode reduzir a mortalidade de pacientes em PCR e incluem passos básicos como garantir a segurança do lugar, verificar a responsividade da vítima e chamar ajuda do atendimento especializado. No Brasil, o maior desafio está em ampliar o acesso ao ensino de reanimação cardiopulmonar (RCP). Estudos demonstram que estudantes de medicina, quando são treinadores do BLS em escolas, tem uma melhora nas suas habilidades de ensinamento, o que colabora para a prática médica como educadores e preceptores no futuro.

Objetivos

Determinar a importância do estudante de medicina como educador e como esse papel tem impacto na sua formação.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de experiência sobre o papel do médico como educador em saúde após avaliação de uma intervenção de educação em saúde na comunidade através do ensino do BLS para crianças e adolescentes.

Resultados

Dentro da disciplina de Integração Ensino-Comunidade (IEC) do 7º período do curso de Medicina, os alunos são instigados a realizarem uma intervenção de educação em saúde na comunidade. O tema escolhido foi o ensino do BLS para leigos - crianças e adolescentes. Para isso, foi montada uma aula com vídeos e simulações, posteriormente apresentada para alunos do 7º e 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual. A intervenção teve como base uma discussão entre as crianças e acadêmicos de medicina, para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes e após esse momento foi ministrada uma aula com demonstrações em vídeos e simulações em tempo real. Por fim, os acadêmicos esclareceram dúvidas e finalizaram com perguntas para avaliar a fixação do conhecimento transmitido.

Conclusões/Considerações finais

Para preparar e apresentar o conteúdo, os alunos relembraram um conhecimento aprendido no início do curso de medicina, bem como aprenderam métodos de comunicação com a comunidade, por meio de termos não-técnicos para transmitir um conhecimento científico. Assim, os acadêmicos desenvolvem habilidades para atuar como educadores em saúde, parte fundamental para a formação de profissionais com capacidade técnica, humanista e crítica.

Palavras-chave

Parada cardiorrespiratória; Reanimação cardiopulmonar; Educação em saúde

Área

Clínica Médica

Autores

Luiza Lovatto Machado, Aline Puzzi Romanini, Beatriz Pyrich Cavalheiro, Maria Elisa Meneguetti, Priscilla Dal Prá, Vitoria Diana Mateus de Almeida Gonçalves