15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SINTOMATOLOGIA DA TUBERCULOSE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO
A tuberculose é uma doença infecciosa grave, transmitida por gotículas de saliva, comprometendo os pulmões pela contaminação com o Mycobacterium tuberculosis. A população socioeconômica menos favorecida é a mais afetada, e a prevenção está relacionada ao rápido diagnóstico e tratamento. A vacina da BCG é um método eficaz de prevenção individual contra a tuberculose.

Objetivos

OBJETIVOS
Os objetivos incluem a descrição do quadro clínico, o diagnóstico, achados de imagem e o tratamento da doença.

Delineamento e Métodos

MÉTODOS
O estudo foi baseado em revisão bibliográfica da literatura, através de base de dados como Scielo e PubMed.

Resultados

RESULTADOS
A tuberculose pulmonar é dividida em primoinfecção, primária e secundária. A primária é de gravidade variável, com pouco risco de contágio de difícil diagnóstico, sendo a forma insidiosa mais comum em crianças, com manifestações clínicas variadas como indisposição e febre leve. A forma aguda é grave e pode ser fatal em imunodeprimidos. Possui sintomas como febre alta, taquicardia e prostração, agravando manifestações respiratórias, dispnéia e asfixia. Na tuberculose secundária, o pulmão é órgão mais acometido. O tempo dos sintomas antes do diagnóstico é de três meses e a gravidade das manifestações clínicas variam de leves até hemoptise. As manifestações constitucionais estão presentes em cerca de 70% dos casos.
Nos achados de imagem, a forma primária da tuberculose a bactéria atinge os alvéolos e formam os nódulos de Ghon pelo processo inflamatório. Se contiver a lesão, ocorre a formação de um granuloma, evoluindo para uma calcificação distrófica e resultando no RX e na TC, como um pequeno nódulo homogêneo calcificado. Caso contrário, a lesão evolui para um processo consolidativo, disseminando o bacilo via linfática, originando linfonodomegalias mediastinais. Com a evolução surgem áreas de fibrose pulmonar formando atelectasias, infiltrado reticular com tração das estruturas brônquicas e mediastinais, elevando os hilos pulmonares.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES
A tuberculose é uma doença de notificação compulsória, e todo caso diagnosticado, assim como a evolução do tratamento (cura, abandono, falência, óbito ou mudança de diagnóstico), deve ser notificado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica. No Brasil, os esquemas de tratamento são padronizados pelo Ministério da Saúde. O tratamento deve ser prioritariamente ambulatorial e diretamente observado (DOT).

Palavras-chave

PALAVRAS-CHAVE
Tuberculose; Epidemiologia; Achados de Imagem; Diagnóstico.

Área

Clínica Médica

Instituições

HUCAM (UFES) - Espírito Santo - Brasil, UniRedentor - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Gabriele Martins Schoeler, Bruna Rodrigues Fonseca, Bruna Carrerette Lima, Hanna Lúcia Vitali Lobo, Mayara Godio Gomes