15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Hipertensão, Hiperglicemia, Dislipidemia e Risco de eventos clínicos coronarianos em pacientes cardiopatas em atenção secundária em Boa Vista - RR.

Fundamentação/Introdução

Introdução: Os eventos cardiovasculares são a mais prevalente causa de morte no globo e o envelhecimento, tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, a dislipidemia e o diabetes mellitus são fatores que influenciam incisivamente na probabilidade desses eventos ocorrerem em algum indivíduo.

Objetivos

Objetivos: Objetivou-se com este trabalho avaliar o perfil clínico e bioquímico de pacientes cardiopatas em atenção secundária no município de Boa Vista, Roraima.

Delineamento e Métodos

Métodos: Trata-se de um estudo transversal observacional analítico, descritivo e prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética (parecer 2.288.843), onde foram analisados dados clínicos (sexo, idade, pressão arterial, tabagismo, glicemia e perfil lipídico) de 73 pacientes de 30 a 74 anos através da análise de planilhas eletrônicas de uma unidade de saúde secundária em Boa Vista, Roraima. Após, procedeu-se ao cálculo Escore de Risco de Framingham para estimar risco de eventos cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidentes vasculares encefálicos.

Resultados

Resultados: A maioria dos pacientes era do sexo feminino (67,1%), não fumante (74%) ou ex fumantes (23%) e a média de idade foi de 54,6±10,7 anos. Com relação ao perfil glicêmico, 40% apresentaram glicemia aumentada e 3% extremamente aumentada (média da glicemia 108,4±35,7 mg/dl). O perfil de pressão arterial sistólica (PAS) revelou uma maioria de hipertensos (48%), seguido por pré -hipertensos (30%) (média da PAS 136,5±15,9 mmHg). No que tange ao colesterol total (CT), 31% apresentaram níveis elevados (média do CT 186,1±45,8 mg/dl). Com relação ao HDL-c entre o sexo feminino, a maioria estava na faixa desejável (65% - média de 55±14,5 mg/dl), padrão semelhante ao sexo masculino (75% - média de 51±12 mg/dl), sendo que apenas 19% dos pacientes apresentaram o HDL-c acima das metas indicadas. Com relação aos triglicerídeos (TG), 48% apresentaram algum grau de hipertrigliceridemia (média dos TG 167±82 mg/dl). A média de pontuação dos homens no Escore de Framingham foi de 5,6±3,6, com probabilidade de 12±7,9% de eventos cardiovasculares em 10 anos. Já o escore entre as mulheres foi de 6,8±6,9 pontos, com probabilidade de eventos de 8,3±6,2%. Globalmente, constatou-se 9,5±7% de chance de eventos cardiovasculares.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: Ressalta-se, a necessidade de melhor manejo da hiperglicemia, hipertensão e dislipidemia destes pacientes visando, através de intervenções precoces, a redução do risco de eventos cardiovasculares.

Palavras-chave

Palavras-chaves: Hipertensão, Hiperglicemia, Dislipidemia, Risco de eventos clínicos coronarianos.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Roraima - Roraima - Brasil

Autores

Luize Lopes Salazar, Ana Beatriz Pires de Souza, Michelle Vanessa Santiango Franco, Alisson Silva Siqueira, Bruna Kempfer Bassoli