15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DO BLS PARA ESTUDANTES DE UM COLÉGIO ESTADUAL

Fundamentação/Introdução

Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é um problema mundial de saúde pública, de alta prevalência. Metade dos casos ocorrem fora do ambiente hospitalar, sendo 50% destes presenciados por leigos, e em menos de 20% o Basic Life Support (BLS) é executado. Quando bem executado realizado, aumenta a sobrevida dos pacientes. Em muitos países, o assunto já faz parte da grade curricular de escolas, porém no Brasil ainda é pouco contemplado.

Objetivos

Objetivos: Descrever a importância do ensino do BLS para crianças e adolescentes.

Delineamento e Métodos

Método: Trata-se de um relato de experiência de uma intervenção de educação em saúde na comunidade através de simulação realística, desenvolvida por alunas do 7º período do curso de medicina para ensino do BLS em uma escola estadual para turmas do 7º e 8º ano do ensino fundamental. Foi utilizado pré e pós-teste para avaliar o conhecimento e fixação do conteúdo dos alunos.

Resultados

Resultados: A intervenção baseou-se na importância do reconhecimento e ação do leigo perante casos de PCR. Inicialmente, os estudantes foram questionados sobre sua conduta caso presenciassem uma PCR. Alguns alunos identificavam a necessidade de solicitar ajuda através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), porém nenhum deles soube informar o número do serviço. Alguns estudantes também afirmaram que seria necessário realizar uma reanimação cardiopulmonar (RCP), porém não sabiam como realizá-la ou mesmo como reconhecer a PCR. Então, foi apresentada uma aula que demonstrava os passos do BLS segundo as recomendações da American Heart Association (AHA), com o auxílio de vídeos demonstrativos. Após esclarecer as dúvidas e observarem uma simulação realística realizada pelas alunas - com o auxílio de um manequim - eles foram convidados a participar da simulação. Ao final da intervenção, os alunos conseguiram seguir os passos do BLS. Foram feitas perguntas após a simulação para avaliar se o conhecimento exposto havia sido fixado. A maioria dos alunos respondeu de forma satisfatória.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Os estudantes responderam bem a esta iniciativa e os resultados alcançados foram positivos, havendo um maior conhecimento dos alunos sobre o assunto e como atuar diante da situação. Podemos considerar que o ensino BLS para crianças e pré-adolescentes é essencial na educação brasileira. Nessa faixa etária a consolidação do aprendizado é maior, e outrossim, os alunos repassam os conhecimentos adquiridos para pessoas próximas no convívio familiar, obtendo assim um maior alcance.

Palavras-chave

parada cardiorrespiratória, reanimação cardiopulmonar, educação médica

Área

Clínica Médica

Autores

Vitoria Diana Mateus de Almeida Gonçalves, Aline Puzzi Romanini, Giovanna Correa Fontoura, Luiza Lovatto Machado, Maria Elisa Meneguetti, Priscilla Dal Prá