15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ATAXIA CEREBELAR PROGRESSIVA: Investigação diagnóstica

Introdução/Fundamentos

Ataxia cerebelar está relacionada com ataxia de marcha ou das extremidades. Definida como uma decomposição irregular do ajuste fino da postura e dos movimentos, normalmente controlados pelo cerebelo e suas conexões, a doença é considerada de rara epidemiologia e um desafio diagnóstico.

Objetivos

Relatar um caso de ataxia cerebela presente em um hospital terciário e de complexo diagnóstico.

Caso

Paciente, masculino, 56 anos, refere dificuldade para deambulação há dois anos associada a quedas de mesmo nível. Evoluiu com piora progressiva, estando hoje incapacitado para deambular. Refere também visão dupla, disfagia para líquidos e disfasia, apresentando-se com fala escandida e dificuldade de articulação de palavras. Nega alteração urinária ou fecal. Nega alteração de sensibilidade térmica e dolorosa. No exame físico neurológico apresentou: nistagmo horizontal ao repouso, fala escandida, Babinski negativo bilateral, dismetria, disdiadococinesia, instabilidade postural e hiperreflexia patelar direita.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico diferencial das ataxias é complexo e a determinação etiológica um desafio. Quando se inicia após os 50 anos de idade, mesmo após extensa investigação, eventualmente não se estabelece a etiologia, podendo tratar-se de ataxia cerebelar idiopática de início tardio. Como o caso desse paciente.

Palavras-chave

Ataxia; Doença neurológica; Ataxia cerebelar; diagnóstico.

Área

Clínica Médica

Autores

Emanuelle Leonel Ferreira, Gabriela Rebecca Hack, Aysla Rinaldo, Paulo Ricardo Schneider Filho, Lara Leonel, Ferreira