15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

CONTRIBUIÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA NO CONTEXTO DO SERVIÇO DE SAÚDE PARA O ACOMPANHAMENTO DE RISCO CARDIOVASCULAR A PARTIR DO ESCORE DE FRAMINGHAM

Fundamentação/Introdução

Risco cardiovascular; planejamento em saúde; atenção primária em saúde.

Objetivos

O escore de Framingham é um método muito utilizado para avaliar risco de doença cardiovascular. Orienta ações de saúde a partir do risco baseado em parâmetros como idade, sexo, Pressão Arterial (PA) sistólica, colesterol total, HDL, tabagismo e diabetes. No contexto da integração ensino-serviço-comunidade, a atuação dos acadêmicos deve qualificar a formação em saúde e, de forma simultânea, contribuir com o trabalho da equipe para uma melhor atenção em saúde.

Delineamento e Métodos

Dessa forma, o presente estudo do tipo retrospectivo tem como objetivo descrever a atuação de acadêmicas de medicina que iniciaram o trabalho de atualizar o registro do escore de Framingham de pacientes para atender a demanda de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Resultados

Foi realizada pesquisa documental em relatório de pacientes não identificados, com informações referentes ao período de 1998 a 2017, considerando registro da série histórica de valores do escore de Framingham, doença crônica (diabetes e hipertensão), sexo, idade e última avaliação (colesterol total e HDL). Verificou-se desatualização dos registros do escore de risco cardiovascular ou registros incompletos. Os valores não lançados foram calculados e inseridos no relatório. Para o cálculo foram utilizados os parâmetros acima.

Conclusões/Considerações finais

No total foram analisados relatórios de 199 pacientes, sendo 83 homens e 116 mulheres, acima de 60 anos principalmente. Desses, 72,36% apresentaram hipertensão. A maioria possuía o escore inicial calculado pelo médico, com as seguintes frequências de risco: 38,7% baixo, 44,22% intermediário e 17,08% alto. Entretanto, quase metade (45%) apresentaram valores desatualizados, comprometendo o objetivo da utilização do escore de Framingham para o acompanhamento de risco e orientação de medidas terapêuticas e preventivas.

Palavras-chave

Estratificar risco é a principal forma de prevenir eventos cardiovasculares, evitando agravos à saúde e gastos dispensáveis ao Sistema Único de Saúde (SUS). Identificou-se falta de um protocolo de risco de doenças cardiovasculares no serviço que oriente os profissionais. Recomenda-se a incorporação do tema sobre acompanhamento de risco a partir do programa de Educação Permanente para os profissionais de saúde, incluindo a utilização de escores. A experiência vivenciada no contexto do ensino possibilitou a ressignificação de conceitos aplicados ao cuidado clínico em saúde e ao planejamento de serviços, contribuindo para a qualificação do cuidado.

Área

Clínica Médica

Autores

Giulia Giacomini, Andrea Jordani, Gabriela Yuri Stinghen, João Luiz Gurgel Calvet da Silveira