15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DESAFIO ENFRENTADO PELO RESIDENTE DE CLÍNICA MÉDICA FRENTE A UMA TOMADA DE DECISÃO COMPLEXA COM ENVOLVIMENTO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Endocardite infecciosa, Staphylococcus aureus sensível à oxacilina, multidisciplinar

Objetivos

Endocardite infecciosa é um processo infeccioso do endotélio cardíaco que se caracteriza pela presença de vegetação infectada, e que requer uma abordagem colaborativa multidisciplinar, pois pode se apresentar com diferentes aspectos, dependendo do microrganismo envolvido, se há doença cardíaca subjacente, ou complicações e as características do paciente.

Caso

Demonstrar os desafios e ansiedades enfrentados pelo residente de clínica médica frente a um caso complexo de endocardite infecciosa em prótese biológica mitral por Staphylococcus aureus sensível à oxacilina (MSSA).

Conclusões/Considerações finais

L.F.C., masculino, 49 anos, hipertenso, história de endocardite infecciosa há 1 ano e 4 meses em valvas mitral e aórtica nativas e troca valvar (próteses biológicas), que complicou com mediastinite e necessidade de nova abordagem cirúrgica, evoluindo com gravidade na ocasião. Apresentou novo episódio de endocardite por MSSA; ecocardiograma transtorácico (ECOTT) sem vegetação e ecocardiograma transesofágico (ECOTE) com vegetações filiformes em prótese biológica mitral. Manteve febre, a vegetação tornou-se visível no ECOTT, com valvas normofuncionantes, e teve aumento do intervalo P-R no eletrocardiograma, em vigência de antibioticoterapia adequada. Após várias discussões multidisciplinares ficou definida a indicação de nova troca valvar; poucos dias após a decisão, o paciente evoluiu com negativação da hemocultura e cessação da febre, além de regressão das vegetações no ECOTT e ECOTE, o que fez com que a equipe voltasse atrás na decisão. Após o término do tratamento clínico, foi feito novo ECOTE, que evidenciou abscesso em valva aórtica, sendo indicada novamente a cirurgia. Paciente evoluiu para óbito no ato cirúrgico.

Palavras-chave

Diante da complexidade do caso, a indicação cirúrgica foi debatida diversas vezes junto à equipe multiprofissional, visto que uma nova abordagem cirúrgica era algo desafiador para a equipe de cirurgia, que impunha alto grau de mortalidade intraoperatória. Buscando pormenorizar a tomada de decisão, os residentes de clínica médica realizaram uma revisão bibliográfica e participaram de debates multiprofissionais, buscando o melhor para o paciente levando em consideração suas peculiaridades. Infelizmente o paciente veio a óbito, ratificando a complexidade do caso em que a equipe estava exposta. Os residentes tiveram a oportunidade de vivenciar um caso desafiador de tomada de decisão onde a abordagem multidisciplinar foi fundamental e mesmo com toda discussão o desfecho não foi favorável.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Thayma Vasconcellos d Medeiros Leal, Raiane Fonseca Silva Herdy