15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ENTERORRAGIA POR ANGIODISPLASIA DO INTESTINO DELGADO EM PACIENTE COM HIV: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida; Angiodisplasia; Enterorragia; Sarcoma de Kaposi; Hemorragia Digestiva Baixa; Vírus da Imunodeficiência Humana

Objetivos

Pacientes com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) têm risco 3.640 vezes maior de adquirir sarcoma de Kaposi, que acomete em cerca de 50% dos casos o trato gastrointestinal, podendo se manifestar com hemorragia digestiva baixa (HDB). No entanto, na presença de um paciente com quadro agudo de enterorragia, é importante ressaltar ainda outros diagnósticos que podem cursar com choque hipovolêmico rapidamente se não abordados de forma precoce. Dentre eles, temos a angiodisplasia, sua manifestação intermitente e o local do trato gastrointestinal envolvido torna seu diagnóstico um desafio para a medicina. A angiodisplasia de intestino delgado é causadora de 6% das HDB e se traduz em uma má formação de vasos sanguíneos, caracterizada por ectasia de vasos submucosos da parte acometida.

Caso

O presente trabalho tem por objetivo relatar o caso de um paciente, HIV positivo, com quadro de enterorragia por angiodisplasia.

Conclusões/Considerações finais

Paciente, 38 anos, HIV positivo, masculino, em uso regular de terapia antirretroviral, dá entrada em pronto atendimento com quadro de choque hipovolêmico por enterorragia maciça. Após estabilização hemodinâmica, procedeu-se com investigação para elucidação diagnóstica da origem do sangramento. Foi realizado exame físico minucioso com coleta de dados sobre a história atual. Posteriormente realizado endoscopia digestiva alta (EDA) e colonoscopia, ambas sem alterações. A principal hipótese diagnóstica era recidiva de Sarcoma de Kaposi (SK), já que paciente havia sido diagnosticado previamente com esta neoplasia em 2015, quando foi tratado com quimioterapia. Foi transferido em Unidade de Terapia Intensiva aérea para São Paulo, onde realizou exame com cápsula endoscópica (CE) que evidenciou lesão em topografia de jejuno, elevada, com hemorragia de padrão venoso, compatível com angiodisplasia. Após novo episódio de enterorragia, paciente foi submetido a arteriografia que não conseguiu encontrar foco de sangramento. Recebeu alta hospitalar com orientação médica para retorno em caso de ressangramento.

Palavras-chave

A investigação de enterorragia em paciente com HIV deve ser iniciada pelas causas mais comumente encontradas, como o SK. Na suspeita dessa neoplasia a colonoscopia, EDA e CE estão indicadas. Após ser descartado esse diagnóstico, a pesquisa por outras etiologias é fundamental. Apesar de ser pouco cogitado, o diagnóstico de angiodisplasia deve ser levado em conta pois é a segunda causa de HDB em adultos e idosos e apresenta cerca de 25% de chance de novo sangramento.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

Jennifer Branco Graça, Natalia Vicente de Souza Silva, Jane Augusto Guimarães Gonçalves