15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

VÍNCULO ENTRE USUÁRIOS E ESTUDANTES DE MEDICINA POR MEIO DE VISITAS DOMICILIARES

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: As atividades realizadas junto aos serviços de saúde, no decorrer da formação acadêmica, são necessárias para o fortalecimento do sistema de saúde e capacitação dos futuros médicos. As visitas domiciliares, propiciadas pelo curso de Medicina, estreitam as relações acadêmico-usuário e proporcionam valioso aprendizado, o que favorece para atuação humana e acolhedora. A visita domiciliar permite aproximação com as famílias, com o objetivo de desenvolver ações de promoção da saúde e recuperação de agravos. Por meio da educação em saúde e a efetiva participação do paciente é possível reduzir as internações e realizar o monitoramento das manifestações das doenças crônicas comuns.

Objetivos

OBJETIVOS: Realizar relato de experiência sobre o vínculo formado entre estudantes de medicina e usuários de uma Unidade Básica de Saúde a partir de visitas domiciliares.

Delineamento e Métodos

METODOLOGIA: Relato de experiência de acadêmicos de medicina no decorrer de atividades curriculares. Se trata de uma vivência acadêmica em que foram realizadas visitas domiciliares a cada quinze dias, no turno da tarde. Para tanto, os acadêmicos se encontravam na Unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) e neste local se subdividiam em grupos de dois ou três integrantes e se dirigiam para a residência das famílias, acompanhados de um agente comunitário de saúde.

Resultados

RESULTADOS: As visitas ocorreram durante o segundo semestre de 2017 e no ano de 2018, totalizando, em média, seis visitas para cada família. A relação constituiu-se a partir do diálogo, buscando compreender o contexto de saúde e vida das famílias. Nas primeiras visitas, notou-se que os usuários possuíam comportamento mais reservado, especialmente ao fornecer seus dados relativos às condições de saúde e histórias de vida. Conforme novas visitas aconteceram, foi possível construir uma relação de confiança entre os acadêmicos e os familiares, pois houve maior compartilhamento de informações e sanado dúvidas. Essa conquista deve-se ao vínculo criado nas visitas às famílias assistidas pela ESF.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: A construção do vínculo, após um ano de vivência acadêmica na comunidade, estabeleceu uma relação de confiança acadêmico-usuário. Além disso, essa experiência torna a atuação profissional mais humanizada, pois considera e respeita o contexto de vida de cada usuário visitado. Deste modo, vivências desta natureza são importantes tanto para a formação profissional quanto para a população atendida.

Palavras-chave

VÍNCULO, VISITA DOMICILIAR, RELAÇÕES ACADÊMICO-USUÁRIO

Área

Clínica Médica

Autores

Julia Tambara Leite, Aléxia Rafaela Renz, Enzo Vinícius Souza Santana, Júlia Tamanho Boeira, Fernanda Rocha da Trindade