15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Análise Retrospectiva da Estrutura do Resumo de Alta em um Serviço de Clínica Médica de Curitiba-PR

Fundamentação/Introdução

Resumo de Alta Hospitalar, Transição de Cuidados, Medicina Hospitalar

Objetivos

A alta hospitalar é um capítulo fundamental do período de hospitalização. Pesquisas recentes apontam problemas relacionados a esse período, o que contribui para complicações após a alta. Há maneiras de aprimorar este momento, sendo uma das mais importantes o aperfeiçoamento das informações contidas no resumo de alta hospitalar.

Delineamento e Métodos

O objetivo deste estudo foi avaliar informações contidas nos resumos de alta hospitalar do serviço de clínica médica de um hospital universitário na cidade de Curitiba-PR, no período de agosto/2018 a janeiro/2019, e compará-las com as informações consideradas indispensáveis pela literatura.

Resultados

Trata-se de um trabalho observacional, realizado através da avaliação objetiva dos Resumos de Alta Hospitalar dos pacientes internados no período acima descrito. Foram buscados dados sobre: datas da admissão e alta; médico responsável; conciliação medicamentosa; diagnósticos primário e secundário; resultados de exames e procedimentos que evidenciaram alguma anormalidade; evolução hospitalar; resultados pendentes no momento da alta; planos para seguimento e as orientações transmitidas ao pacientes e familiares.

Conclusões/Considerações finais

Foram avaliados 295 Resumos de Alta Hospitalar. Dentre os resultados mais relevantes, observamos: 44% não continham referência à Conciliação Medicamentosa no momento da alta; Evolução Hospitalar não estava descrita em 40% dos resumos e 38% não continham os Resultados de Exames com Anormalidade durante o período analisado. Outro dado que chamou atenção, foi o fato de não haver menção aos Resultados Pendentes na Alta Hospitalar em aproximadamente 90% dos documentos. Por outro lado, 77% apresentaram um Plano de Seguimento adequado para o período pós alta, embora apenas 12% continham as Orientações transmitidas aos pacientes e familiares de forma adequada como preconizada pela literatura.

Palavras-chave

Esse trabalho evidencia como o Resumo de Alta Hospitalar pode ser aprimorado, em face das falhas observadas no processo. Trata-se de uma importante ferramenta para melhorar a comunicação entre a equipe hospitalar e extra hospitalar. Consideramos que a ausência de informações adequadas, pode levar a diversas consequências negativas, como: aumento de eventos adversos e readmissões hospitalares; cuidados desnecessários ou redundantes e aumento de custos. Nesse contexto, o aprimoramento desse documento torna-se de extrema relevância na redução desses eventos, além de tornar a transição de cuidados mais segura e eficaz.

Área

Clínica Médica

Autores

Fernanda Proença Lepca, Gibran Avelino Frandoloso, Gabriela Bonilha Nogueira, Caroline de Oliveira Pereira